Beja: Julgamento de três mulheres apanhadas a meter droga na cadeia.


Em agosto de 2013 três mulheres arquitetaram um plano para meter droga na cadeia. Uma delas introduziu quatro embalagens de haxixe com 82,39 gramas na vagina, mas foi apanhada dentro do estabelecimento. As outras duas tinham PSP à espera no portão da saída.

BEJA- Prisão_800x800Três mulheres que foram apanhadas a introduzir droga no Estabelecimento Prisional Regional (EPRBeja) de Beja, começaram ontem a ser julgadas no Tribunal da cidade, acusadas do crime de tráfico de estupefacientes agravado.

Os fatos remontam a agosto de 2013, quando as arguidas com 24, 32 e 37 anos, respetivamente, residentes no Algarve, conseguiu introduzir quatro embalagens de haxixe com 82,39 gramas, que uma delas transportou droga na vagina. Uma das suspeitas já é reincidente na introdução de droga no interior de estabelecimentos prisionais.

Segundo a acusação, o trio atuou em concertação de esforços, fatos que negaram ao Coletivo de Juízes, tendo afirmado “não se conhecerem antes da detenção” e que a introdução da droga de deveu ao fato do irmão e o companheiro de duas delas, “estarem a ser ameaçados dentro da cadeia”, versões que não convenceram os magistrados.

Apesar de ser domingo, dia de maior movimento de visitas, um dos guardas prisionais que se encontrava de observação apercebeu-se nos movimentos suspeitos da mulher, deixou-a fazer a entrega e quando esta terminou a visita deteve-a e apanhou a droga na posse do recluso, seu companheiro.

À guarda da PSP, a mulher confessou que a droga lhe fora entregue por outra mulher que se encontrava a visitar o irmão preso e uma terceira mulher a ver o marido, também detido, e que as mesmas ainda se encontravam no interior do EPRBeja.

Os agentes da Esquadra de Intervenção e Fiscalização da PSP deslocaram-se à cadeia, e à saída do trio revistaram duas viaturas das suspeitas, que se encontravam no parque de estacionamento do estabelecimento prisional. Num Fiat foram encontrados 20,77 gramas de haxixe em formato de uma bola e num Honda no interior de uma lancheira de criança mais 52,84 gramas do mesmo produto estupefaciente.

A duas das mulheres envolvidas no tráfico de estupefacientes, além do haxixe, foram ainda apreendidas as duas viaturas e quatro telemóveis.

O individuo a quem foi entregue a droga no interior do EPRBeja, tinha sido detido preventivamente dias antes, depois de ter sido apanhado com 10 barras e 30 bolotas de haxixe, suficiente para o fabrico de 16.525 doses individuais, naquela que foi a maior apreensão de droga feita na cidade de Beja.

OUTROS CASOS DE INTRODUÇÃO DE DROGA NO EPRBEJA

BEJA, junho de 2014

Uma rede de tráfico de droga de 6 pessoas, cinco homens e ma mulher, que atuava desde Évora com o objetivo de introduzir estupefacientes no Estabelecimento Prisional de Beja (EPBeja), foi desmantelada pela GNR, PSP e Guarda Prisional. Para fazer entrar a droga na cadeia sem correr riscos, o grupo utilizava familiares ou companheiras de reclusos e reclusos que beneficiavam de saídas precárias.

Beja, novembro de 2014

A PSP deteve sete pessoas por suspeitas de tráfico de droga e apreendeu 525 doses de haxixe que se destinavam a ser introduzidas no Estabelecimento Prisional Regional de Beja, anunciou a força de segurança. A detenção dos suspeitos, seis mulheres e um homem, entre os 23 e 65 anos e todos de nacionalidade portuguesa, e a apreensão da droga decorreram durante uma ação policial para o cumprimento de seis mandados de busca domiciliária na vila de Aljustrel (Beja) e nas cidades de Olhão (Faro) e Évora.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg