Mais de um mês depois da demissão da Direção presidida por Rodeia Machado, marcada segunda Assembleia-Geral Eleitoral. Direção demissionário pode apresentar lista para as eleições de 16 de dezembro.
Depois de uma tentativa falhada de realização de eleições antecipadas, por faltas de listas concorrentes, cujo ato eleitoral esteve marcado para o próximo dia 21 de novembro, há uma nova Assembleia-Geral marcada para o próximo dia 16 de dezembro para eleger os Corpos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja (AHBVB).
Na sequência da demissão da Direção apresentada no passado dia 4 de outubro, e por solidariedade da Assembleia-Geral e do Conselho Fiscal, depois de várias reuniões entre os presidentes dos dois principais órgãos da AHBVB, Manuel Pedro Gonçalves e Rodeia Machado, respetivamente, foi decidido marcar novas eleições.
De acordo com um anúncio eleitoral publicado pela associação, a formalização das candidaturas deverão ser feitas até ao próximo dia 25 de novembro, enquanto que todos a associados vai ser enviada até 5 de dezembro uma comunicação a dar conta das novas eleições. O ato eleitoral visa eleger a nova direção para cumprir o resto do mandato da direção demissionária que termina em dezembro de 2023.
Tal como o JN revelou em exclusivo no passado dia 4 de outubro, a direção liderada por Rodeia Machado desde dezembro de 2020, justificando que “estou há 30 anos naquela casa e não admito faltas de respeito”, não concretizando as razões do pedido de renúncia formulada após uma reunião entre a Direção, o Comando e massa assalariada da corporação, “que terminou de uma forma atribulada”.
Desde que foi aceite o pedido de renúncia que a direção demissionária vem assegurando a gestão corrente da instituição, sendo voz corrente que os órgãos demissionários possam vir a apresentar uma lista para o ato eleitoral marcado para o próximo mês de dezembro.
Rodeia Machado assumiu o cargo de presidente da Direção da AHBVB em 1992, tendo sido vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), durante 16 anos, cargo que deixou em janeiro do corrente com a saída da direção liderada por Jaime Marta Soares, tendo recebido a Fénix de Honra, uma das mais importantes Distinção Honorifica da LBP.
Teixeira Correia
(jornalista)