Beja: Morreu o Coronel Varela Gomes. Militar ligado ao assalto ao quartel da cidade.


O coronel João Varela Gomes morreu esta segunda-feira, aos 93 anos. Varela Gomes foi uma importante figura da resistência contra a ditadura de Salazar e do PREC.

O militar esteve ligado ao golpe de Beja (1961), uma ação militar contra a ditadura na noite da passagem de ano, em que ficou ferido, tendo sido preso em seguida.

Depois do 25 de Abril foi reintegrado no Exército e foi chefe da 5.ª Divisão do Estado-Maior General das Forças Armadas, uma estrutura que tinha sido criada para organizar a informação e propaganda do Movimento das Forças Armadas durante o PREC.

Varela Gomes ficou sobretudo conhecido por ser o chefe da 5.ª Divisão do Estado-Maior General das Forças Armadas, uma divisão que tinha sido criada para organizar a informação e propaganda do Movimento das Forças Armadas (MFA) durante o PREC.

A 5.ª Divisão era responsável pelos programas de rádio e de televisão do MFA, além de publicar um boletim e de organizar sessões de esclarecimento sobre o programa do MFA por todo o país — encontros estes que ficaram conhecidos como sendo de “Dinamização Cultural”. Foram vistos, contudo, pelos sectores da sociedade portuguesa de então que defendiam um sistema de democracia representativa de inspiração ocidental como uma interferência dos militares na vida política do país.

Foto: Global Imagens


Share This Post On
468x60.jpg