A Câmara Municipal de Beja vai modernizar a Zona de Acolhimento Empresarial Norte (ZAEN) para a tornar numa área de “nova geração”.
Trata-se de um investimento estimado em 15,1 milhões de euros, um dos mais expressivos de sempre do Município e o primeiro candidatado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este investimento na modernização da ZAEN será financiado quase a 100% pelo PRR para torná-la numa área de acolhimento empresarial de nova geração em termos de energia e de comunicações.
O projeto prevê a instalação de várias infraestruturas e equipamentos, como uma central solar fotovoltaica de sete hectares para produção de energia, um posto de abastecimento de hidrogénio e cobertura com soluções de telecomunicações 5G, o que vai contribuir para reduzir substancialmente a fatura energética das empresas beneficiárias e, a médio prazo, torná-las mais competitivas.
O projeto vai implicar um investimento total estimado em 15.129.291,25 euros, financiado em 14.906.890,67 pelo PRR, sendo suportados pela Câmara Municipal de Beja os restantes 222.400,58 euros correspondes ao valor estimado de IVA não elegível no âmbito do programa.
A ZAEN de Beja é uma das 10 áreas empresariais que vão beneficiar de um investimento de 110 milhões de euros aprovados no âmbito do PRR para áreas de acolhimento empresarial de nova geração, graças a candidaturas apresentadas pelos respetivos municípios.