Beja: No Núcleo Sportinguista acredita-se na vitória na Luz.
Verde é esperança, e em Beja, os sportinguistas, sócios ou não, do Núcleo de Beja do Sporting Clube de Portugal acreditam na vitória.
Núcleo Sportinguista de Beja (NSB): Fundado há 24 anos.
Presidente: José Henriques, 75 anos, bancário reformado, presidente do NSB há 20 anos, tendo sido fundador.
O Lidador Notícias, foi perceber como se vive em Beja, nas sedes locais dos “Velhos Rivais” da Segunda Circular, o derby de domingo entre Benfica e Sporting.
LIDADOR NOTÍCIAS (LN): Como está o Núcleo Sportinguista de Beja ?
JOSÉ HENRIQUES (JH): A nova localização mudou muito, pela positiva, a imagem e a assiduidade de sócios e sportinguista à sede. Além das atividades sedentárias na sede, temos um grande trabalho nos escalões de formação inscritos na Associação de Futebol de Beja. Temos equipas de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis, num total de 60 praticantes associados/ federados.
LN: Como observa toda esta ebulição provocada e em torno dos dois clubes ?
JH: Não concordo nada com estas guerras, que já são quase batalhas. Todo este ambiente leva à desestabilização, sempre que há estes derbys, há um ambiente de guerrilha, com uns e outros a dizerem de “sua justiça”. As juventudes dos dois clubes deveriam ter outro tipo de comportamento e não andaram a pintar paredes. São coisas que não levam a lado nenhum e eu pessoalmente não concordo com estas guerrilhas. Isto não vai dar em nada. Não acredito na descida de divisão do Benfica. Onde está a verdade ? Cada um diz a sua coisa. Dou o benefício da dúvida.
LN: Que expetativas tem para o jogo ?
JH: Espero e peço aos adeptos e jogadores, que tenham fair-play e joguem futebol, e que não haja guerrilhas dentro e fora do campo. Gostava de ir ao Estádio da Luz, mas tenho receio daquilo que possa acontecer. Os últimos acontecimentos levam qualquer pessoa de bom senso a ficar em casa e ver o jogo pela televisão.
LN: Vão ver na sede do Núcleo pela Benfica TV ?
JH: Não temos qualquer problema nisso, Damos aos nossos sócios aquilo que eles pedem e merecem. A sede está aberta aos a todos sportinguistas e benfiquistas, espero e todos um comportamento digno, porque Beja é “uma aldeia enorme”.
LN: Vai existir algum programa especial ?
JH: Não temos nada de especial. O trabalho dos comes e bebes é assegurado pelo concessionário do bar.
LN: Se não tivessem a Benfica TV, se fosse convidado ia à Casa do Benfica ?
JH: Depende da pessoa que me convidasse. Temos amigos na Casa do Benfica, mas há outras que não gostam de mim. Se existisse um convite sincero, não teria problemas de lá ir.
LN: Espera no domingo ficar em primeiro lugar ?
JH: Acredito que sim. Gostei de ver a segunda equipa contra os albaneses. Se mantivermos o ritmo competitivo que temos tido, acredito que é possível ser líder do campeonato.
LN: Permita-me uma provocação. O Sporting tem Jesus e Deus (treinadores) e o Núcleo de Beja fica ao pé de uma igreja. É um clube de católicos ?
JH: E porque não. Eu sou de Elvas e lá dizia-se que era a cidade mais católica do Alentejo. Tinha o Cristo a vender brunhol, o São Pedo a vender espinafres e o Espírito Santo a vender sapatos.
Teixeira Correia
(jornalista)