Beja: Notícia do LIDADOR, leva a colocar placas de sinalização provisórias nas Rotundas do IP2.
Depois do LIDADOR NOTÍCIAS (LN) ter publicado, no passado dia 21 de janeiro, uma notícia, sobre os acidentes das rotundas do IP2, em especial no antigo cruzamento da Base Aérea 11, foram ontem colocadas placas de sinalização.
Segundo apurou o LN na manhã de segunda-feira registou-se mais um violento despiste de um ligeiro, que apesar dos avultados danos materiais, não provocou vítimas mortais.
As placas provisórias, montadas numa estrutura metálica amovível, junto às bermas das estradas foram colocadas ontem, depois de mais um violento despiste, onde não houve o registo de vitimas mortais. A empresa que executa a obra faz parte do consórcio Estradas da Planície, que na altura da notícia não respondeu às perguntas colocadas, sobre os acidentes, assunção de responsabilidades e para quando o final das obras.
As obras estão englobadas na subconcessão rodoviária do Baixo Alentejo (IP8/ A26), ainda não estão concluídas, sendo a concessão rodoviária da responsabilidade do consórcio Estradas da Planície, que na altura da notícia não respondeu às perguntas colocadas, sobre os acidentes, assunção de responsabilidades e para quando o final das obras.
Mas se a colocação da sinalização provisória alerta os condutores, faz com que no “melhor pano caia a nódoa”, os automobilistas que não conheçam Beja, e sigam as novas placas, na melhor das hipóteses vão parar a Vidigueira ou Évora, porque Beja fica no sentido oposto.
A mesma placa “des”informa que à esquerda fica o aeroporto, quando na verdade é a Base Aérea 11 (BA11), uma estrada militar “sujeita” a determinadas regras de segurança.
Teixeira Correia
(jornalista)