Beja: Novos dirigentes distritais do IEFP tomaram ontem posse.
Tomaram ontem posse os novos dirigentes do Serviço de Emprego e Formação Profissional de Beja do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Falta nomear o diretor-adjunto do Centro de Formação de Aljustrel.
Tal como o Lidador NotÃcias (LN) tinha avançado na passada quinta-feira, Fernando Romba é o novo diretor do Serviço de Emprego e Formação Profissional de Beja do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), ocupado o cargo que era desempenhado por Manuel Parreira.
Segundo apurou o LN, para o Centro de Formação de Aljustrel, cujo diretor-adjunto falta nomear, o nome proposto ao Conselho Diretivo do IEFP, foi o de Renata VerÃssimo, que deverá ocupar o lugar de Isabel Maria Shirley.
Noel Farinho assumiu o cargo de diretor-adjunto do Centro de Emprego de Moura, substituindo Maria José Honrado. Por seu turno, Marco Rego é o diretor-adjunto do Centro de Emprego de Ourique e ocupa a vaga de Inês Guerreiro. Finalmente José Carlos Brito é o diretor-adjunto do Centro Emprego de Beja, substituindo no cargo Herlander Mira.
Recorde-se que Herlander Mira, Inês Guerreiro e Maria José Honrado, tomaram posse a pouco mais de três meses das Eleições Legislativas, no dia 8 de junho de 2015.
Entretanto ontem, numa nota de imprensa enviada à comunicação social, a Comissão PolÃtica Distrital do PSD de Beja “repudia”, o que diz ser um “ataque despudorado” do Governo do PS, PCP e Bloco de Esquerda, ao Baixo Alentejo, onde faz comentários sobre as nomeações no IEFP, que considera como um “caso paradigmático”, que apelida de “assalto” a todas as estruturas intermédias do poder:  “O Delegado Regional de Évora (n.d.r.: Arnaldo Frade), comissário polÃtico para a região no sector, chamou ao seu gabinete e destituiu um conjunto de dirigentes que tinham sido nomeados através de procedimentos concursais públicos e com regras definidas, substituindo-os por alguns dos que haviam sido vencidos no concurso”.
O Lidador NotÃcias apurou que os elementos agora destituÃdos tinha sido nomeados por deliberação do Conselho Diretivo (CD) do IEFP.
Teixeira Correia
(jornalista)