Beja: Paulo Arsénio vai ser indicado pela Concelhia como candidato do PS à Câmara.


Paulo Arsénio, presidente da Concelhia de Beja do Partido Socialista (PS), vai o escolhido para ser o cabeça de lista do PS, à Câmara Municipal de Beja.

O Lidador Notícias (LN) apurou que se realiza-se na próxima quarta-feira, uma reunião da Concelhia Socialista, onde vai ser votado e aprovado o nome de Paulo Arsénio, presidente daquela estrutura, como o candidato à Câmara Municipal de Beja.

Segundo apurou o LN, o nome de Arsénio, não é consensual, já que que muitos militantes e simpatizantes socialistas defendem a candidatura de Aníbal Costa, o atual presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, cumpre o terceiro mandato, não podendo recandidatar-se a mais 4 anos como líder autárquico.

Nas hostes socialistas há quem defenda que o processo devia ter sido assumido pela Comissão Política Nacional (CPN) do PS, situação que esta estrutura recusou, como fez com a escolha de do candidato à Câmara de Barcelos. As estruturas locais escolheram um candidato, mas a CPN socialista optou pela escolha de outro candidato.

Paulo Arsénio, 45 anos, é presidente da Concelhia de Beja do PS, lidera a bancada do PS na Assembleia Municipal de Beja e foi deputado na Assembleia da República entre 1995 e 1999. O futuro candidato socialista, é licenciado em História e trabalha nos serviços de Finanças de Beja.

António Bota em Almodôvar

António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, foi escolhido, por unanimidade, pela Comissão Política Concelhia (CPC) para ser o candidato do Partido Socialista (PS) nas autárquicas de 2017, no sentido de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2013.

O atual autarquia recuperou a liderança de edilidade almodovarense, após 12 anos de liderança do PSD, com António Sebastião, um antigo comunista, que aderiu ao PSD no tempo de Luís Filipe Menezes, e esteve no poder entre 2001 e 2013. Antes de Sebastião, o PS liderou a autarquia entre 1982 e 2001, com António Saleiro e Manuel Ribeiro.

A escolha da CPC de Almodôvar baseia-se no facto de considerar que António Bota, é “um autarca da nova geração” e que permiti seguir um caminho de “estabilidade e continuidade”.

Entretanto a Concelhia de Almodôvar do PSD estabeleceu um acordo com o IPA-Independentes por Almodôvar com vista às próximas autárquicas e tudo aponta que António Sebastião, que juntamente com outros militantes, foi expulso do PSD e assumiu o IPA, seja o candidato, para reaver a autarquia para os sociais-democratas.

O acordo entre as duas partes, prevê a readmissão dos militantes do PSD expulsos em 2014 e no próximo dia 29 de janeiro, a Assembleia da Seção do PSD de Almodôvar, vai ratificar a decisão.

Recorde-se que no passado mês de novembro ficou a saber-se que o engenheiro civil da Câmara de Beja, Luís Barriga, é o candidato do PS em Cuba, visando reconquistar a autarquia perdida para o PCP em 2016.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg