Beja: Politécnico investe cerca de 190 mil euros em nova residência para estudantes.
O Instituto Politécnico de Beja inaugurou ontem uma nova residência para estudantes na cidade, um investimento de 188.932 euros, suportados na totalidade pela instituição.
De acordo com dados divulgados ao Lidador Notícias (LN) pelo IPBeja, foram investidos na recuperação do edifício 76.797 euros, enquanto que o equipamento e roupa para os quartos custou 112.137 euros.
A nova infraestrutura é uma residência mista, com 32 camas e resultou das obras de requalificação de um edifício situado no centro histórico de Beja, junto ao Cine Teatro-Pax-Júlia e Museu Rainha D.Leonor, onde na década de 80 do século passado, estavam localizados os serviços centrais do IPBeja.
A criação desta nova residência teve como objetivo, segundo o Gabinete de Comunicação do Politécnico, “dar resposta ao aumento do número de estudantes da instituição que procuram alojamento”, justificaram.
Desta forma o IPBeja aumenta a sua capacidade de alojamento, já que o Politécnico tem duas residências mistas, com 229 camas, e uma feminina, com 31 camas, num total de 280 camas, com uma ocupação de 88%.
O IPBeja, tem quatro Escolas Superiores, Saúde, Educação, Tecnologia e Gestão e Agrária, e segundo os dados da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência, relativos ao ano letivo de 2015, estavam matriculados 2.455 estudantes.
Mais de 50% dos matriculados eram originários de outros distritos do País, a que se juntam a Madeira e os Açores e também muitos estrangeiros ao abrigo Estatuto do Estudante Internacional.
Teixeira Correia
(jornalista)