Beja: Rotundas sem iluminação e falta de sinalização são “ratoeiras” para os automobilistas.
Rotundas do IP2, no antigo cruzamento da BA 11 e do Campo de Tiro, sem iluminação e falta de sinalização são “ratoeiras” para os automobilistas. Na rotunda do aeroporto já se registaram três vítimas mortais.
Uma das duas rotundas em construídas no IP2, no antigo cruzamento da Base Aérea 11, englobados na subconcessão rodoviária do Baixo Alentejo (IP8/ A26), cujas obras ainda não foram dadas como concluídas, mas abertas ao trânsito automóvel desde setembro do ano passado, já têm um registo de mais de uma dúzia de acidentes. Da maioria dos acidentes têm resultado avultados danos materiais para os proprietários das viaturas, não havendo ainda mortos a lamentar.
O Lidador Notícias (LN) questionou a GNR sobre os acidentes, que segundo os dados da força, estes tem ocorrido em as 09h45 e as 18h30, tendo o Major Nuno Santos, Relações Públicas do Comando Territorial de Beja (CTB), justificado que estes “sucederam devido à falta de iluminação e sinalização no local”.
O oficial justificou que o CTB, “promoveu” diversos contatos com os responsáveis das obras “frisando a necessidade de aumentar as condições de visibilidade no local”, acrescentando que “foi solicitado o reforço da sinalética vertical e a marcação da via” entre Beja e Vidigueira.
Nas respostas ao LN, o Major Nuno Santos aludiu que na opinião da GNR, a sinalização de aproximação à rotunda “deve ser colocada de forma mais afastada da mesma” e que a “colocação de iluminação” deveria ser outra medida a adotar, concretizou.
No segundo obstáculo do IP2, conhecido como “rotunda do campo de tiro”, têm-se registado vários acidentes, o último dos quais no passado dia 8 de janeiro, envolvendo um pesado de mercadorias.
Segundo apurou o LN, pelo menos dois condutores já terão formalizado queixas judiciais para serem ressarcidos dos danos nas viaturas. Ambrósio Palminha, teve um acidente no dia 30 de dezembro, por falta de seguros contra terceiros “suportei os custos do arranjo da viatura. Já gastei cerca de 1000 euros e não fica por aqui”, concluiu.
José Alho, presidente da ASPIG e um dos mais velhos patrulheiros da GNR, refere que “Beja é o único sítio do país onde as rotundas dos IP’s não tem iluminação”, defendendo que a sua existência são por si “um contrassenso”, justificou.
O assunto já chegou à Assembleia da República, tendo o deputado socialista, Pedro do Carmo, eleito por Beja questionado o Governo sobre “quais são os planos para a conclusão das infraestruturas do IP2 e IP8”.
Questionada por mail pelo LN, o consórcio Estradas da Planície, concessionária da rodovia, não respondeu às perguntas colocadas, sobre os acidentes, assunção de responsabilidades e para quando o final das obras.
Rotunda do Aeroporto de Beja
Situada na Estrada Nacional 121, situada a cerca de 5 quilómetros de Beja na ligação a Lisboa, entrou em funcionamento em agosto de 2009.
Face a um diferendo entre as Estradas de Portugal, agora Infraestruturas de Portugal, e a autarquia bejense, a iluminação do local foi desligada e das várias dezenas de acidentes já registados há lamentar 3 mortos e 27 feridos.
Teixeira Correia
(jornalista)