Beja: Sacou 2.070 euros pelo MB Way e foi absolvido.


Fez-se passar por mulher com filha com fome e pediu 10 euros. Acabou por sacar 2.070 euros pelo MB Way, mas foi absolvido em tribunal.

Através da aplicação MW Way, um individuo de 28 anos, sacou 2.070 euros a um “um bom samaritanoâ€, antigo autarca de Beja, acabou absolvido crimes de burla informática e acesso ilegítimo. A vítima perdeu o dinheiro retirado da conta e o tempo disponibilizado durante o julgamento.

Em tribunal, Bruno Pereira, residente em Ponta Delgada (Açores), justificou que nada tinha a ver com o caso, que somente tinha disponibilizado a sua conta para um amigo receber dinheiro de um familiar que estava no Continente e só teve conhecimento do caso quando foi abordado pelas autoridades.

Considerando não existir feita prova suficiente para condenar o arguido, o tribunal decidiu absolver o mesmo de todos os crimes constantes da acusação.

No dia 2 de novembro de 2018, fazendo-se passar por uma mulher, com uma filha pequena e sem dinheiro para a alimentar,  através do messenger da rede social facebook, “pediu ajuda para comprar comida†traduzida no envio de 10 euros.

Bondoso, “Carlos†(nome fictício), 66 anos, reformado, acreditou na história e transferiu o dinheiro via multibanco, pela aplicação MB Way, através do número do seu telemóvel para a conta da “mulher†associada ao seu número de telemóvel.

Na posse dos dados da vítima, rapidamente o arguido acedeu à sua conta bancária e, em cinco movimentos sacou 2.070 euros, deixando contabilisticamente a mesma a zero. Para não levantar suspeitas, foram feitas duas transferências de 750 euros cada e três de valores inferiores, 500, 50 e 20 euros. Só alguns dias depois quando foi ao multibanco consultar a conta é que a vítima se apercebeu que tinha sido ludibriado.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg