Beja (Salvada): Septuagenário morre pisado por trator agrícola que conduzia.
Um trabalhador agrícola reformado, com 78 anos, perdeu ontem a vida, depois de ter sido atropelado pelo trator que a vítima tinha deixado de conduzir momentos antes.
António Calado, conhecido como o “Ti Calado”, apontado como um tratorista muito experiente, ter-se-á descido do trator para apanhar lenha para a caixa metálica, mas por motivos que ainda são desconhecidos, foi apanhado pela máquina, que estaria com uma mudança engrenada e que só parou cerca de 50 metros mais à frente.
O acidente ocorreu na Herdade de Santo Isidro, a cerca de 5 quilómetros de Salvada, sede da freguesia, no concelho de Beja, e o tratorista terá tido morte imediata. De acordo com dados que o Lidador Notícias (LN) apurou junto de fonte médica, o homem terá morrido cerca das 12,00 horas, mas o corpo só foi encontrado pelo antigo patrão, cerca das 18,15 horas quando o alerta foi dado para os Bombeiros de Beja e a VMER, que nada puderam fazer, já que condutor tinha falecido.
No local esteve também a GNR, num total de 10 operacionais apoiados por quatro viaturas. O corpo do “Ti Calado” foi removido para o Gabinete Médico-Legal do Hospital de Beja onde deverá ser hoje autopsiado.
No corrente ano este foi o primeiro acidente no distrito de Beja com vítimas mortais em resultado do capotamento ou atropelamento de tratores agrícolas, e o terceiro no espaço de 8 dias.
No dia 25 de abril, um homem de 67 anos morreu na povoação de Mosteiro de São Tiago e dois dias depois outro tratorista, este com cerca de 60 anos, em Gesteira, ambos no concelho da Sertã.
Os acidentes envolvendo tratores agrícolas provocaram a morte a, pelo menos, 53 pessoas em 2015.
Seis pessoas morreram no distrito de Beja, entre 1 de janeiro e 22 de junho de 2015, em acidente com tratores agrícolas, segundo dados compilados pela GNR.
Até 22 de junho, no corrente ano, já se registaram em Portugal, 91 acidentes com tratores agrícolas, dos quais resultaram 27 mortos e 27 feridos graves. No distrito de Beja há o registo de 6 vítimas mortais. Os dados foram divulgados pelo Jornal de Notícias (JN), tendo como base os registos feitos pela GNR.
O último acidente de que há registo no distrito de Beja no ano passado, ocorreu no dia 11 de novembro, quando um jovem tratorista morreu no Monte Zartes, freguesia de Garvão, concelho de Ourique, depois da pá dianteira do trator lhe ter provoca a queda, sendo depois trucidado pelos discos da grade acoplado à maquina agrícola.
Carlos Martins, 27 anos, ex-trabalhador da Minas de Neves-Corvo (Castro Verde), trabalhava com o trator do avô, Manuel Carvalho, quando ocorreu o acidente.
Refira-se que a GNR contabilizou em 2014, em todo o País, 210 acidentes com tratores que provocaram 80 mortos. Em 2013, registaram-se 41 mortes e 62 feridos, em 105 acidentes.
Teixeira Correia
(jornalista)