BEJA: Sinal de obrigatoriedade de velocidade, “criou” transgressões, nomeadamente aos tractores agrícolas.


Sinalização vertical colocada na EM 1045, que liga neves ao Padrão, “OBRIGA” veículos a transgressões. Os tractores agrícolas ou circulam em excesso de velocidade ou abaixo da obrigada pela sinalização, em ambos os casos em transgressão.

BEJA- EM1045- ampliada_800X800A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) assumiu o erro e vai retirar dezenas de sinais de obrigatoriedade de circular a mais de 40 kms/ hora que foram colocados em diversas estradas, um pouco por todo o Alentejo, na sua maioria municipais e que originavam que os tractores agrícolas circulassem sempre em transgressão.

Pelo código de estrada, estes veículos tem a velocidade máxima limitada a 40 kms/ hora. Para cumprirem a sinalização, circulam em excesso de velocidade, circulando abaixo do que a placa indica, rodam também em transgressão.

Também os quadriciclos, conhecidos como “para-reformas”, circulam na grande maioria das vezes abaixo dos 40 kms/ hora, o que também significava uma transgressão. A mesma situação de transgressão é imputada aos veículos ligeiros de passageiros e mercadorias que rodassem a baixa daquela velocidade

A situação foi detectada na Estrada Municipal (EM) 1045, em Neves (Beja), mas a mesma é recorrente em muitas outras localidades do Alentejo, onde a EDIA instalou canais de rega da rede secundária e teve necessidade de construir novas estradas.

Depois de detectada a situação, o Lidador Notícias (LN) contactou a Câmara Municipal de Beja, a quem compete a gestão das Estradas Municipais, que disse “desconhecer o assunto” e depois de contactar a EDIA, responsável pela colocação, referiu que “a empresa vai retirar a mesma com a maior brevidade possível”, concluíram.

Por seu turno o Gabinete de Relações Públicas da EDIA, assumiu ao LN que se “tratou de um erro no lançamento do concurso” e que o empreiteiro que fez a colocação dos sinais “vai num curto espaço de tempo alterar e corrigir toda a situação, de acordo com a legalidade rodoviária”, remataram.

Segundo apurou o LN, no caso concreto da EM 1045, e apesar da situação de transgressões que a sinalização criou, até ao momento, nenhum condutor foi multado.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg