Mal o árbitro deu o jogo por terminando, a primeira explosão de alegria aconteceu no Núcleo do Sporting de Beja, onde os adeptos acorreram para celebrar o título que não acontecia há 19 anos.
Depois e como é hábito da cidade de Beja os adeptos verde e brancos dirigiram-se para a Rotunda do Bandeirante onde se festejam as conquistas do futebol, mas a PSP tinha os acessos rodoviários fechados para evitar os tradicionais aceleras.
A grande maioria dos sportinguistas eram rapazes e raparigas muito jovens, a grande maioria nunca tinham visto o Sporting Clube de Portugal conquistar o título de Campeão Nacional de futebol. Mariana Correia celebra a primeira vitória leonina e mas sentia-se “tricampeã: “é o título 19, do Sporting, não ganhávamos à 19 anos e eu tenho 19 anos”, dizia feliz.
Diogo Santos, conhecido em Beja como o Diogo das Farturas, adepto benfiquista tinha prometido que “quando o Sporting fosse campeão oferecia os malacuecos e estou aqui a cumprir a promessa”, enquanto oferecia uma fartura ao pequeno Santiago de 7 anos.
Teixeira correia
(jornalista)