Beja: Tenente-coronel Joaquim Branquinho condecorado pelo Presidente da República.


O Presidente da República condecorou o antigo 2º Comandante do Regimento de Infantaria nº 3 e do Regimento de Infantaria Nº 1, sediados em Beja, Tenente-coronel Joaquim Branquinho.

Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o oficial, que atualmente desempenha as funções de Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército, com a Ordem Militar de Avis, grau Comendador, de acordo com um despacho da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas, da Presidência da República, publicado ontem em Diário da República.

Joaquim Branquinho, enquanto oficial de Operações, Informações e Segurança, foi um dos militares que esteve ligado em 2007/ 2008, à passagem dos alunos das antigas Escolas Primárias de Beja, pelo Regimento de Infantaria, enquanto os estabelecimentos eram recuperados Câmara Municipal.

O oficial assumiu em 1 de agosto de 2015, a presidência da comissão liquidatária do RI3, que naquela data recebia a denominação de RI3, unidade que estava sediada em Tavira. Apesar de colocado em Lisboa, Joaquim Branquinho continua a residir em Beja.

Teixeira Correia

(jornalista)

SÍNTESE CURRICULAR (Data de referência: Dezembro de 2018)

TENENTE-CORONEL INF JOAQUIM MANUEL DE MIRA BRANQUINHO

Tenente-Coronel Joaquim Manuel de Mira Branquinho, nasceu em Évora, a 11 de novembro de 1967, tem 51 anos de idade e 31 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 29 de maio de 2009.

Está habilitado com o curso de Infantaria da Academia Militar que frequentou entre 1987 e 1992, o Curso de Promoção a Capitão em 1997, o Curso de Promoção a Oficial Superior em 2002/2003 e o Curso de Estado-Maior em 2008/2009.

Possui ainda o curso Militar Internacional, tirado em San Remo Itália, sobre Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados, uma pós-graduação em culturas Regionais Portuguesas e uma pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra, além de outros cursos e estágios.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades. No Regimento de Infantaria nº 3 exerceu as funções de Comandante de Pelotão e Comandante de Companhia de 1992 e 1998. No Quartel-General da Região Militar do Sul de Comandante de Companhia e Chefe da Seção de Operações de 1998 a 1999. De janeiro de 2000 a julho de 2000, desempenhou uma missão, na Bósnia-Herzegovina. Regressou ao RI 3 onde desempenhou as funções de Comandante de Companhia até outubro de 2003. Seguidamente no Gabinete do General Chefe do Estado-Maior do Exército exerceu as funções de Adjunto da Seção de Assuntos Gerais no período de novembro de 2003 a setembro de 2005. De regresso ao RI 3 exerceu as funções de oficial de Operações, Informações e Segurança até março de 2008. No Comando de Instrução e Doutrina foi adjunto e Chefe da Repartição de Estudos e Planeamento de julho de 2009 a outubro de 2012. Posteriormente, foi 2º Comandante do Regimento de Infantaria nº 3 e do Regimento de Infantaria Nº 1 até setembro de 2016. Atualmente desempenha as funções de Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército.

Da sua folha de serviços constam 10 louvores, dos quais 8 de oficial General e 2 de outras entidades militares.

Possui ainda várias condecorações de que se salientam uma medalha de serviços distintos grau prata, medalhas de mérito militar de 2ª e 3ª classe, medalha de D. Afonso Henriques e medalha de comportamento exemplar.

É casado e tem dois filhos.


Share This Post On
468x60.jpg