Maria João Pinto, educadora de infância do Centro Distrital de Beja da Segurança Social, espera ser reintegrada, na sequência de um recurso que interpôs no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Beja.
A convicção da funcionária aumentou depois de ter sido conhecido o despacho do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra que obrigou, a Segurança Social a reintegrar uma educadora de infância que foi enviada em dezembro para a requalificação.
A decisão conhecida, é uma das muitas providências cautelares interpostas nos tribunais administrativos por alguns dos 620 funcionários da Segurança Social, enviados para a, antigamente chamada, mobilidade especial.
Maria José Pinto, 57 anos e 40 de serviço, entre outras funções, fazia assessoria técnica no acompanhamento de crianças aos tribunais, mostrou-se “satisfeita” pela reintegração da colega, mas sustenta que “todos devíamos ser reintegrados”, acrescentando que em causa está o fim “dos nossos postos de trabalho”, frisa.
A trabalhadora, agora na mobilidade é firme na defesa da “reintegração de todos os trabalhadores, porque tínhamos emprego com funções e porque todos fazemos falta nos serviços”, remata
Desgostosa, Maria José reafirma que a Segurança Social lhe comunicou que “as minhas funções não se enquadravam na instituição”, acrescentando que há alguns anos “meti os papéis para a reforma e não me deixaram sair, depois despediram-me”, concluiu.
Apesar de apoiada pelo sindicato, Maria José suportou os custos da interposição da providência cautelar que entrou no passado dia 27 de março no TAF Beja. “Paguei 306 euros e depois ao dar entrada do recurso final, vou desembolsar a mesma quantia”, justificou. O TAF Beja tem trinta dias para se pronunciar e sabe que se lhe for dada razão, a Segurança Social vai recorrer, sem não lhe for dada razão, recorrerá ela, dai estar preparada para o recurso final.
Diz o ditado popular que “a esperança é a última a morrer”, e ao Lidador Notícias, Maria José atira: “tenho esperança de voltar ao meu trabalho”.
Teixeira Correia
(jornalista)


