Beja: Trabalhadores da Segurança Social não recebem ajudas de custo há 4 meses.
Os trabalhadores do Centro Distrital da Segurança Social (CDSS) de Beja não recebem ajudas de custo desde o passado mês de agosto, estando afetados os profissionais da sede e dos serviços locais concelhios.
Em causa estão as verbas que administrativos, técnicos superiores/ ação social e motoristas têm direito sempre que saem para serviço externo, numa deslocação superior a 20 quilómetros do seu local de trabalho.
Segundo foi possível apurar cada ajuda de custo/ dia tem um valor de 9,83 euros, mas se o trabalhador chegar depois das 20.00 horas, esse valor duplica.
Ouvida pelo Jornal de Notícias (JN), Helena Barreto, diretora do CDSS de Beja, reconhece “a falta de pagamento”, justificando que se trata de uma situação que “se repete pelos outros distritos”, causada pela “transição de governos e a falta da aprovação” do Orçamento de Estado (OE), concluiu.
Helena Barreto, acrescentou que o distrito de Beja consome mais verbas do que qualquer outro distrito” face à sua grande dimensão, sustentando que além da dotação anual o Centro de Beja, “teve mais dois reforços de verbas que não foram suficientes”, rematou.
A diretora do CDSS de Beja diz que o problema vai ficar resolvido “logo que a tutela desbloqueio as verbas previstas no OE aprovado”, o que deverá acontecer “nos próximos dias”, justificou.
Teixeira Correia
(jornalista)