Beja: ULSBA recebe o primeiro Médico Interno de Medicina Intensiva.


A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) recebeu o primeiro Médico Interno de Medicina Intensiva.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo revelou que recebeu, a 2 de janeiro de 2019, 15 Médicos Internos, um dos quais é o primeiro na Especialidade de Medicina Intensiva e que receberá a sua formação na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital José Joaquim Fernandes.

Os novos Médicos recém-chegados, estão distribuídos da seguinte forma: 7 Médicos Internos para a Formação Especifica, nas especialidades de Medicina Intensiva (1), Cirurgia Geral (1), Psiquiatria (1), Pediatria (1), Medicina Interna (1), Ortopedia (1) e Ginecologia-Obstetrícia (1) e 8 Médicos Internos para Formação Geral (antigo Ano Comum).

Este grupo de médicos veio juntar-se aos 49 Internos atualmente em formação na Instituição.

A vinda de Médicos Internos para a ULSBA é sempre encarada com grande satisfação, uma vez que promove a dinamização dos Serviços Clínicos e cria a possibilidade de fixação de médicos na região, recursos humanos tão necessários. Espera-se que estes profissionais sejam o “futuro da Instituição”.

A sessão de boas-vindas contou com a presença de membros do Conselho de Administração, Direção do Internato Médico, Diretores dos Serviços e Comissão de Internos da ULSBA.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura ou mestrado integrado de Medicina, sendo os primeiros doze meses de Formação Geral. Este primeiro período de formação tutelada, de natureza prática e teórica, visa preparar o médico para o exercido autónomo e responsável da medicina.

Após a Formação Geral, os médicos candidatam-se a um concurso nacional para a escolha de uma especialidade, que corresponde ao período de Formação Especializada, cuja duração varia consoante a especialidade.


Share This Post On
468x60.jpg