As dificuldades financeiras e o atual cenário de crise face à pandemia de covid-19, levaram algumas das câmaras municipais do distrito de Beja a conceder apoios financeiros e materiais aos Corpos de Bombeiros do seu concelho.
O MunicÃpio de Odemira, o maior de Portugal com 1.729 km2, é o único com dois Corpos de Bombeiros, um na sede do concelho e outro em Vila Nova de Milfontes, foi a que disponibilizou maior apoio.
A corporação de Odemira vai receber 90 mil euros e uma viatura de comando, uma carrinha ligeira mista de tração total, destinada a substituir aquela com que o comandante dos bombeiros LuÃs Oliveira, sofreu um acidente (na foto) no passado dia 18 de setembro de 2020, quando se dirigia para um acidente. Já a corporação de Vila Nova de Milfontes receberá 30 mil euros e um veÃculo operacional, um jeep multifunções também de tração total.
Os MunicÃpios de Cuba e Beja atribuÃram verbas suplementares de ajuda aos seus Corpos de Bombeiros, tendo atribuÃdo 25 mil euros a cada uma das corporações dos seus concelhos.
Finalmente a edilidade de Almodôvar apoiado a 100% a aquisição de uma viatura de combate a incêndio florestais e a respetiva transformação de carroçaria que teve um custo de 120 mil euros. Ao veÃculo foi incorporado um depósito de 4.000 litros, proteção de cabine para os cinco operacionais, maior depósito de combustÃvel e tração total.
Teixeira Correia
(jornalista)