A conta solidária “Bombeiros Voluntários de Beja-Autoescada” apresentava esta segunda-feira 35 mil euros, um mês e uma semana depois da iniciativa ter sido colocada no terreno.
A campanha que o grupo denominado “Amigos dos BVBeja” continua a promover, ultrapassa os cinquenta por cento da verba necessária para a reparação do Veículo Escada 30 (VE30). O objetivo do grupo é conseguir a verba total para a reparação do veículo.
Recorde-se que os “Amigos dos BVBeja” abriram uma conta na Caixa de Crédito Agrícola Alentejo Sul, em Beja, com o IBAN: PT50 0045 6100 4035 9935 4924 8, onde podem ser depositados os donativos, sendo que ao abrigo da “Lei do Mecenato” as instituições/ empresas podem usufruir de um benefício fiscal de acordo com o decreto-lei que regula o “Estatuto dos benefícios Fiscais”.
Câmara de Beja desmentiu CIMBAL sobre pagamento de reparação de autoescada.
No passado dia 19 de agosto os autarcas socialistas Paulo Arsénio e António Bota entraram em rota de colisão por causa da assunção do pagamento dos restantes 30 mil euros da reparação do Veículo Escada 30 (VE30) dos Bombeiros Voluntários de Beja (BVB).
Depois de se conhecer que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) asseguraria 30 mil euros a CIMBAL revelou que a edilidade bejense pagava os restantes 30 mil euros.
O presidente da Câmara Municipal de Beja, desmentiu o presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e também presidente da Câmara de Almodôvar, depois da CIMBAL ter emitido na tarde desta sexta-feira um comunicado onde é garantido que a autarquia bejense “assegura os restante 30 mil euros para a reparação da autoescada dos bombeiros”.
Ouvido pelo Lidador Notícias (LN) o autarca bejense desmentiu categoricamente o seu colega: “não é verdade. Isso não corresponde à verdade e nunca foi dito. Está errado”, acrescentando que a Câmara de Beja desde 8 de agosto “tem um compromisso sólido. O pagamento de 50% do valor não comparticipado, sem Iva, que corresponde a 10 mil euros”, concluiu.
Na altura Paulo Arsénio garantiu que o assunto vai ser de novo levado à reunião do Conselho Intermunicipal da CIMBAL do próximo dia 12 de setembro, “para que todos os municípios possam contribuir. Se todos tiverem boa vontade podem mante-la”, rematou o edil bejense.
Teixeira Correia
(jornalista)