Bombeiros: Distritos de Beja e Viana do Castelo têm menos voluntários.


Os distritos de Beja, Viana do Castelo e Évora, são os que têm bombeiros voluntários. No total somam 1.390 elementos, metade dos que existem em Lisboa.

Segundo um trabalho elaborado pelo Jornal de Notícias (JN), os três distritos do país com menos bombeiros voluntários são Beja (apenas 396, a que se juntam 276 assalariados), Viana do Castelo (com 471, além de 135 assalariados) e Évora (523 e 168 assalariados).

Os distritos com maior densidade populacional são os que congregam o maior número de bombeiros a receber salários fixos. É o caso de Lisboa que tem 1.150 assalariados (além de 2.678 voluntários). O Porto surge em segundo lugar , com um total de 669 assalariados. Setúbal ocupa o terceiro lugar com 548.

No pólo contrário surge Vila Real, o distrito onde menos bombeiros têm direito a salário fixo: há apenas 119, contra um total de 1.171 que trabalham a título voluntário.

Portugal tem 445 corpos de bombeiros e segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), 441 são associações humanitárias. A estas juntam-se 16 corpos de bombeiros municipais, 11 corpos privados e sete corpos de bombeiros sapadores.

Um outro dado do trabalho do JN, é que os violentos incêndios que ocorreram em junho e outubro em Portugal, os fogos não deram mais sócios aos bombeiros. As corporações das zonas fustigadas queixaram-se da perda de associados e as ondas de solidariedade não se traduzem em quotas pagas ou novos voluntários. De acordo com o JN, apesar das quotas rondarem um euro por mês, associados são cada vez mais raros e idosos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg