Cabeça Gorda: Junta de Freguesia inaugurou ontem Parque Biológico
Parque Biológico um projecto de 70.000 euros com verbas do PRODER e da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, com um centro interpretativo e percursos temáticos.
A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, concelho de Beja, inaugurou ontem (sábado) o Parque Biológico, incluído no antigo Perímetro Florestal (PF) de Cabeça Gorda/ Salvada, com uma área de 324,8 hectares.
A autarquia aproveitou a realização da 2ª edição do Silarca-Festival do Cogumelo, para abrir o espaço à população que tem um centro interpretativo e percursos temáticos, numa área arborizada povoada de sobreiros, eucaliptos e pinheiros.
A criação do Parque Biológico resulta de uma candidatura da Junta de Freguesia submetida à Alentejo XXI-Associação de Desenvolvimento, aproveitando fundo comunitários do PRODER. Foram investidos 70.000 euros, 60% de verbas do programa comunitário e 40% de fundos da edilidade de Cabeça Gorda.
Com a criação do Parque foi feito o aproveitamento de algumas infraestruturas do Perímetro Florestal, como uma casa, dois casões, três poços e três charcas, a juntar à grande riqueza como é o caso dos cogumelos e das plantas aromáticas.
Álvaro Nobre, presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, justificou que a implementação do Parque Biológico, “contribuirá para a valorização da qualidade ambiental e do mundo rural”, acrescentando que as actividades que vão surgir visam “dinamizar” as populações locais, além dos visitantes e turistas. O edil reforça que será também um “excelente espaço” para passar os “tempos livres e férias”, concluiu.
Desde que o PF passou para a gestão das duas Juntas de Freguesia que o mesmo tem recebido diversas actividades, para permitir uma melhor gestão do mesmo e a breve trecho o novo parque vai criar um Centro Reprodutor de Cervídeos.
Teixeira Correia
(jornalista)