Castro Verde: Autor do furto e agressão mortal do Beringelinho punido com 11 anos de prisão.
Onze anos de prisão, por roubar e agredir octogenário que morreu no hospital., foi a pena de prisão a que o colectivo de juízes do Tribunal de Beja, condenou aquele que foi considerada o autor do crime de roubo agravado.
Armindo Vasconcelos, 33 anos, residente em Castro Verde, foi ontem condenado pelo coletivo de juízes do Tribunal da Comarca de Beja, a onze anos de prisão, acusado de um crime de roubo agravado, de que resultou a morte de um octogenário, face às agressões de que foi alvo no dia do roubo.
O homem foi ainda condenado a pagar 5.756 euros, acrescidos de juros, das despesas hospitalares de Manuel Oliveira, de 86 anos, que esteve vários dias internado num hospital de Lisboa, onde acabaria por falecer, face às graves sequelas das agressões.
O caso aconteceu em junho do ano passado, na aldeia do Beringelinho, concelho de Castro Verde, quando o arguido entrou no quintal de uma moradia, com o objetivo de a assaltar, acabando por ser surpreendido pela vítima, desferindo-lhe socos e pontapés, antes de se apoderar de dinheiro e peças em ouro.
Após o crime, Armindo deixou a vítima no chão fugiu para Castro Verde e daí para parte incerta no Centro do País, onde seria detido cinco meses depois por inspetores da Diretoria do Sul da PJ.
O juiz Vitor Maneta, justificou que ao arguido que durante a inquirição e o julgamento “não revelou qualquer arrependimento. Preocupou-se somente com a sua situação prisional” concluiu.
O magistrado lembrou que, minutos antes de entrar em casa de Manuel, Armindo entrou em casa de uma idosa, furtou 20 euros e um trator, veículo que usou para chegar a Castro Verde, abandonando o mesmo, numa rua daquela vila alentejana.
O arguido vai aguardar em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional Regional de Beja o trânsito em julgado da pena. O advogado admitiu recorrer da decisão judicial para o Tribunal da Relação de Évora.
Teixeira Correia
(jornalista)