CASTRO VERDE: Cadáver de vítima de atropelamento, retido no SUB sem frigorífico.
Homem foi atropelado e teve morte imediata. Transportado para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde, onde foi declarado o óbito, o corpo ficou retido por não estar identificado.
O corpo de Pedro Oliveira, um cidadão brasileiro de 55 anos, vítima mortal de um atropelamento na noite de sexta-feira, em Santa Luzia (Ourique), ficou retido no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde, local onde foi declarado o óbito, mas, na unidade não existem frigoríficos para preserva os corpos.
O cadáver, transportado pelos Bombeiros de Ourique, entrou no SUB pouco passava das 21.00 horas, tendo ficado numa maca daquela unidade de saúde até ser trasladado na manhã de ontem para Beja.
Segundo fonte da GNR de Beja, “o corpo não foi libertado pelo médico de serviço, por não ter identificação”, situação que o nosso interlocutor considerou como “estranho e pouco usual”, acrescentando tal facto pode “prejudicar a investigação”, concluiu.
O Lidador Notícias (LN) sabe que o cadáver de Pedro Oliveira, só foi transportado ontem (sábado) para o Gabinete Médico Legal, a funcionar no Hospital de Beja, onde chegou depois das 12.00 horas, depois do patrão da vítima, o ter identificado no SUB de Castro Verde.
Fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), confirmou ao LN que a situação se ficou a dever ao facto de o patrão da vítima “somente na manhã de sábado poder identificar o corpo”, acrescentando que não terá sido “a atitude mais correta”, justificaram.
A mesma fonte acrescentou que “não era suposto o corpo ter ficado retido” no Serviço de Urgência Básica de Castro Verde, “por falta de câmara frigorífica”, concluiu.
O homem estaria há cerca de três meses no Alentejo onde trabalhava na agricultura, no Monte da Corte Preta, em Santa Luzia, concelho de Ourique e foi atropelado por um veículo ligeiro de mercadorias na Estrada Nacional (EN) 263, naquela localidade cerca das 19.54 horas, e ao que foi possível apurar, teve morte imediata.
Teixeira Correia
(jornalista)