A Câmara Municipal de Castro Verde manifesta o seu enorme pesar pelo falecimento de Manuel Maia, arqueólogo, historiador e coordenador do departamento de Arqueologia da Cortiçol, com um longo e importante trabalho realizado e reconhecido no meio académico.
Manuel Maria da Fonseca Andrade Maia, tinha 76 anos e era natural de Lisboa, licenciou-se História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1971), e foi responsável por inúmeras escavações arqueológicas e coordenação de vários projetos, em conjunto com a esposa, a arqueóloga Maria Maia (falecida em 2011).
Com um percurso público muito relevante, Manuel Maia mantinha há longos anos uma forte ligação com o concelho de Castro Verde, contribuindo de forma bem visÃvel para a definição da história local e do paÃs.
Do seu percurso como arqueólogo e investigador, merece destaque a descoberta do depósito de lucernas de Santa Bárbara de Padrões, o inventário dos sÃtios arqueológicos do concelho e o Museu da Lucerna, onde assumia as funções de Conservador/Diretor.
A Câmara Municipal de Castro Verde, reunida em Sessão Ordinária de ontem, aprovou por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento do Dr. Manuel Maia e recorda toda a dedicação, empenho e amizade que Manuel Maia disponibilizou no desenvolvimento da sua atividade no concelho de Castro Verde, marcando de forma profunda o conhecimento que temos da nossa história, e apresenta as suas mais sentidas condolências a toda a famÃlia enlutada.