Ciclismo: Volta ao Alentejo proposta para promoção de escalão UCI e com data alterada.


A Podium Events decidiu propor a promoção da corrida para 2.1 do ranking da União Ciclista Internacional (UCI) e alterar a data de realização para o mês de Fevereiro, na semana seguinte à Volta ao Algarve. É o reconhecimento da importância e o relançamento da Volta ao Alentejo em Bicicleta, no panorama nacional e internacional.

chapeu e flor_800x800O anúncio oficial desta nova estratégia para a “Alentejana” ainda não foi feito pela Podium Events, entidade organizadora da “Alentejana” e da Volta a Portugal, tendo em conta que a empresa aguarda a aprovação do calendário internacional por parte da União Ciclista Internacional, o que deverá acontecer durante os Campeonatos do Mundo.

Esta nova realidade visa aproveitar as equipas e os corredores do World Tour, a 1ª divisão do ciclismo Mundial, que disputam a Volta ao Algarve e que habitualmente se realiza na terceira semana de fevereiro, ou aqueles que disputaram a Volta à Andaluzia, que se realiza nas mesmas datas da “Algarvia”.

Na prática o que vai acontecer é que a Volta ao Algarve (data previsível de realização: 15 a 19/02/17) termina num domingo e na quarta-feira seguinte tem início a Volta ao Alentejo (data previsível de realização: 22 a 26/02/17), com a maior parte da equipas estrangeiras a ficarem em Portugal mais uma semana.

Mas subir a corrida de escalão e manter as datas de disputa, segunda quinzena de março, em nada beneficiava a corrida, dai a decisão de “encostar” a “Alentejana” à “Algarvia”, por forma a que durante duas semanas, Portugal seja o centro das atenções no ciclismo mundial.

Enric Mas_800x800Para assumir este desafio, a organização da Volta ao Alentejo ponderou todos os prós e contras, tendo em conta que esta opção vai obrigar a um maior esforço financeiro por parte da Podium e das autarquias envolvidas. Depois de sete edições em que a corrida foi consolidada no escalão de 2.2, com a revelação de muitos jovens que hoje integram as principais equipas do WorldTour, como são os casos de Jasper Stuyven/BEL, Carlos Barbero/ESP, Pavel Bernas/POL e Enric Masd/ESP (na segunda foto), vencedores entre 2013 e 2016, importava fazer uma aposta diferente, para a fazer regressar aos áureos anos do final da década de 90.

Nomes como Alberto Contador, Thomas Gerant, Fabio Aru, Richie Porte, Luís Leon Sanchez, Rigoberto Uran, Tony Martin, Julian Alaphilipe, Marcel Kittel, Tony Galopin, Andre Greipel, Alexandro Valverde, Nelson Oliveira, Tiago Machado, Robert Gesink, Sérgio Paulinho, Jasper Stuyven, são alguns dos muitos nomes que poderão marcar presença nas estradas do Alentejo, em 2017.

A “Alentejana” chegou a internacional em 1996, com a presença de Miguel Indurain e manteve tal categoria até 2009, data em que a organização a CIMAC-Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, “herdeira” da Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), decidiu suspender a efectivação da corrida.

VAlentejo- Flores_800x800Foi depois a Podium num protocolo com a CIMAC, que tem colocado na estrada desde 2010 a Volta ao Alentejo em Bicicleta, mas passando a mesma para a categoria 2.2, que face à regulamentação da UCI, limitava a presença de melhores equipas do Mundo.

Recorde-se que a Volta ao Alentejo é a única prova internacional do Mundo, em que nenhum corredor conseguiu repetir o triunfo. Trinta e quatro edições têm outros tantos vencedores diferentes e entre eles estão Miguel Indurain, Aitor Garmendia, Asiat Saitov, Melchior Mauri, José Luís Rubiera, Laszlo Bodrogi, Xavier Tondo, Paulo Ferreira, Manuel Zeferino, Marco Chagas, Joaquim Gomes, David Blanco, entre muitos outros.

Teixeira Correia

(jornalista)

n.d.r (nota da redação): Este artigo estava escrito e seria publicado no dia 6 de junho, dia da apresentação da Volta a Portugal, que decorreu na Câmara de Lisboa, caso Joaquim Gomes tivesse feito o anúncio.

O segundo parágrafo do texto dizia: “O anúncio desta nova estratégia para a “Alentejana” foi feito esta manhã por Joaquim Gomes, director-técnico da Podium Events, no decurso da apresentação da 78ª Volta a Portugal Santander/ Totta, que decorreu na Câmara de Lisboa”.


Share This Post On
468x60.jpg