CP: Novos comboios só devem chegar a Beja em 2025.


A CP contava receber os primeiros novos comboios em 2023, só que o concurso foi impugnado, em dezembro, pela CAF, uma das derrotadas.

De acordo com o “Dinheiro Vivo”, publicação online da Global Media Group, a CP já pode assinar contrato para 22 novos comboios regionais. Quase um ano depois, foi levantada a impugnação do concurso para compra de composições que vão servir linhas como Douro, Oeste, Évora e Beja.

Só que entre a assinatura do contrato e a chegada das primeiras unidades serão necessários mais de três anos.

Os suíços da Stadler venceram, em dezembro de 2019, o concurso para fornecer os 22 novos comboios regionais, por 167,8 milhões de euros, menos 500 mil euros do que o preço base.

Além das 12 automotoras híbridas (podem funcionar a diesel e a eletricidade) serão entregues 10 automotoras elétricas.

Estes comboios vão circular em linhas regionais como Douro, Oeste e ainda em Évora e Beja. Só que entre a assinatura do contrato e a chegada das primeiras unidades serão necessários mais de três anos. Assim que chegar o primeiro comboio, os restantes 21 terão de chegar no espaço máximo de 22 meses.

No final de 2019, estava tudo a postos para a CP assinar contrato com a empresa suíça, quase um ano depois desde o início do processo. Só que o concurso foi impugnado, em dezembro, pela CAF, uma das derrotadas. A fabricante espanhola alegou um erro processual.

A CP contava receber os primeiros novos comboios em 2023, já depois da recuperação de 70 unidades que estavam encostadas no Entroncamento, e de terminar o contrato para o aluguer de 24 automotoras a gasóleo à Renfe, congénere espanhola da CP.

O atraso no concurso, no entanto, vai obrigar a transportadora a prolongar, por mais dois anos, o aluguer dos comboios a Espanha, que custa 7,5 milhões por ano, ou seja, 312 mil euros por comboio.

Fotografia: Jaime Camblor

 


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