Der Stadtrat von Castro Verde drückt sein großes Bedauern über den Tod von Manuel Maia aus, Archäologe, Historiker und Koordinator der Abteilung für Archäologie von Cortiçol, mit einer langen und wichtigen Arbeit, die in der akademischen Welt durchgeführt und anerkannt wurde.
Manuel Maria da Fonseca Andrade Maia, Ich hatte 76 anos e era natural de Lisboa, licenciou-se História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1971), e foi responsável por inúmeras escavações arqueológicas e coordenação de vários projetos, em conjunto com a esposa, a arqueóloga Maria Maia (falecida em 2011).
Com um percurso público muito relevante, Manuel Maia mantinha há longos anos uma forte ligação com o concelho de Castro Verde, contribuindo de forma bem visÃvel para a definição da história local e do paÃs.
Do seu percurso como arqueólogo e investigador, merece destaque a descoberta do depósito de lucernas de Santa Bárbara de Padrões, o inventário dos sÃtios arqueológicos do concelho e o Museu da Lucerna, onde assumia as funções de Conservador/Diretor.
Die Gemeinde von Castro Verde, reunida em Sessão Ordinária de ontem, aprovou por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento do Dr. Manuel Maia e recorda toda a dedicação, empenho e amizade que Manuel Maia disponibilizou no desenvolvimento da sua atividade no concelho de Castro Verde, marcando de forma profunda o conhecimento que temos da nossa história, e apresenta as suas mais sentidas condolências a toda a famÃlia enlutada.