Der Home Support Service schließt am nächsten Tag 30 September, Es gibt sechs weitere Arbeitnehmer, die arbeitslos sind. Service zieht nach Santra Casa da Misericórdia.
Dois meses depois do encerramento das duas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIs), aufgetreten 31 Juli, a Direção Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), presidida por António Saraiva, natürlicher Ervidel, vai dar “nova machadada” na Delegação de Beja, acabando no próximo dia 30 September, com o Serviço de Apoio Domiciliário (TRAURIG).
O final do SAD arrasta consigo o despedimento de mais seis trabalhadoras, cinco auxiliares e uma técnica.
Numa negociação, que não é pública, entre António Saraiva e João Paulo Ramôa, presidente da Santa Casa da Misericórdia de Beja (SCMB), os utentes passam para esta instituição, que vai assegurar o apoio domiciliário. Não são conhecidas as contrapartidas trocadas entre as duas instituições para a “transferência” dos utentes da CVP para a SCMB.
Aktualisierung: Solicitados alguns esclarecimentos ao presidente da SCMB, foi justificado que “o serviço da CVP termina na data referida e que entre as duas partes há um acordo para a sucessão contratual, estado a Santa Casa a aguardar a conclusão do processo que está a ser instruído pela Segurança Social”, não tendo João Paulo Ramôa revelado se algumas das trabalhadoras do SAD da CVP transitavam para a Santa Casa da Misericórdia.
Aquando do encerramento dos lares, auf 31 Juli, o Delegado de Beja, Jorge Farinha, deixou a instituição por sua expressa vontade, estando a ser substituído por uma Delegada Especial, Rosália Cardanho, que acumula as funções com responsável da Delegação de Estremoz.
Depois do encerramento das ERPI’s e agora do Serviço de Apoio Domiciliário, resta perguntar qual vai ser o futuro do Transportes de Doentes em Ambulâncias, vai acabar ?. Se tal acontecer a Delegação de Beja vai fechar ?
Teixeira Correia
(Journalist)