Das islamische Fest von Mértola, das für die geplant war 19 ein 21 Mai soll verschoben werden, angesichts der Instabilität der Mauern des historischen Zentrums, bekannt als „Vila Velha“.
Outro facto que está a gerar apreensão e pode levar ao adiado da 11ª edição do certame, que já fora adiado em 2021 aufgrund der Covid-19-Pandemie, é a falta de uma alternativa como “Saída de Emergência”, depois do abatimento do piso da Estrada da Ribeira, letzter tag 22 de março que originou o despiste de um pesado da Câmara de Mértola e a morte do condutor.
Hat gelernt, die Lidador Nachrichten (LN) junto de fonte conhecedora do processo está agendada para as próximas horas uma reunião entre a autarquia, a Proteção Civil, Forças de Segurança e instituições ligadas à geologia, para a tomada de uma decisão final sobre o assunto.
Na Estrada da Ribeira, a via que faz a ligação da parte antiga da “Vila Museu” à Estrada Nacional 122 e ao centro de Mértola, continua intransitável, porque as obras de recuperação do piso ainda não tiveram início, porque somente na passada semana foi retirada a viatura que caiu para a ribanceira junto ao rio Oeiras, na parte sul da vila, na saída para o Algarve.
Recorde-se que o Festival Islâmico tem uma realização bienal e a última edição decorreu entre 16 und 19 Mai 2019, mit 8 de abril do passado ano, a Câmara Municipal de Mértola anunciado o adiamento da 11ª edição que estava marcada para o mês de maio.
O adiamento foi devido “à situação epidemiológica instável e a impossibilidade de realizar o mesmo em segurança”, tendo a autarquia mertolense revelando que o mesmo era reagendado para maio de 2022, “passando a realizar-se em anos pares”, mantendo o intervalo de dois anos”.
Tendo como principal objetivo a segurança dos residentes e visitantes, a autarquia mertolense está na eminência de adiar de novo o Festival Islâmico, situação que será tornada pública após a reunião com autoridades de segurança e restantes parceiros envolvidos na matéria.
Teixeira Correia
(Journalist)