(Letzte Stunde) Neves-Corvo: Schweden kaufen dafür Minen in Portugal und Schweden 1,3 Milliarde.


Boliden hat das Rennen gegen drei australische Bergleute gewonnen und wird zahlen 1,3 Milliarden Dollar für die größte portugiesische Mine und eine weitere in Schweden.

A maior mina portuguesa prepara-se para mudar de mãos. A mineira sueca Boliden angekündigt esta segunda-feira que está em negociações exclusivas com a Lundin Mining para a compra da mina de Neves-Corvo em Portugal e outra mina na Suécia por 1,3 Milliarde (neben an 1,23 Milliarde), plus 150 milhões de dólares variáveis.

A Boliden, que ganhou a corrida a três mineiras australianas, espera concluir a transação até meados do próximo ano, mas a operação ainda está sujeita à autorização de várias entidades, incluindo a Comissão Europeia e o Governo português, que tem de dar luz verde à alteração do contrato de concessão da mina de Neves-Corvo.

Para financiar a operação, a mineira sueca assegurou um empréstimo-ponte junto do BNP Paribas, da RBC Capital Markets e do SEB.

Noch, a Boliden pretende refinanciar este bridge loan através de dívida de médio e longo prazo e também através da emissão de ações, apontando para um aumento de capital de cerca de 600 Million (cerca de metade do empréstimo bancário) a realizar ao longo do primeiro semestre do próximo ano, dependendo das condições do mercado.

Über den 1,3 mil milhões de dólares de upfront cash, a mineira sueca vai pagar um montante adicional que pode ascender a 150 milhões e cujos pagamentos se encontram dependentes da evolução dos preços do zinco e cobre nos próximos três anos (no que diz respeito à mina de Neves-Corvo) e do nível de produção nos próximos dois anos na mina sueca.

De acordo com a Boliden, as minas de Neves-Corvo e de Zinkgruvan irão contribuir com cerca de 300 milhões a 350 milhões de dólares de resultados operacionais (EBITDA) por ano nos próximos cinco anos.

No caso da mina portuguesa, que é detida pela Lunding desde 2006, conta cinco grandes jazigos em produção: Neves, Corvo, Anmut, Zambujal und Lombador.

In 2023, a faturação da Somincor (que explora a mina) apresentou uma queda face ao ano anterior, bis zur 393 Million, ein operatives Ergebnis (EBITDA) von 83 Millionen und Gewinne, fallen, von etwa 1,5 Million (13 Millionen 2022).

O Governo português já disse estar a acompanhar o processo de venda das minas, unter Berücksichtigung der „sozialen und wirtschaftlichen Relevanz“ von Somincor für die Arbeitnehmer, para a região e para o país”, garantindo que “exercerá as suas competências na garantia de pleno respeito das normas legais e laborais em vigor”.

Os canadianos da Lundin colocaram as duas minas na Europa à venda no início do ano numa altura em que viraram atenções para o mercado sul-americano. No verão anunciou uma parceria com a gigante BHP para avançar para a compra da Filo por cerca de três mil milhões de dólares, Geplant ist die Gründung eines Joint Ventures zur Erkundung von Kupferprojekten in Argentinien.

Nachrichten: Lidador News/ eco.sapo.pt


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg