Educação: Colocados 7.306 professores. Listas divulgadas ontem. Consulte no Lidador Notícias.


As filas dos centros de emprego vão engrossar hoje, quando se inscreverem como desempregados milhares de professores. Consulte as listas de Mobilidade Interna e de Contratação Inicial do Ministério da Educação.

Escola Secundaria de Odemira Dr. Manuel CandeiasAs listas de colocação de professores foram publicadas pelo Ministério da Educação na tarde de ontem, dois dias depois do sucedido no ano passado. Vai começar assim a migração anual de docentes. Consulte no Lidador Notícias as listas de Mobilidade Interna e de Contratação Inicial.

O comunicado do Ministério de Tiago Brandão Rodrigues enviado para as redações indica que este ano foram colocados mais 500 professores do que no ano passado, mas é omisso quanto ao número de docentes sem lugar nas escolas públicas. No ano passado, por esta altura, 24 mil professores viram-se no desemprego.

Agora, mais de sete mil pessoas começarão a fazer malas e procurar casa. Para os contratados, os prazos são apertados: terão 48 horas úteis para aceitar a colocação na plataforma e, depois, 24 horas úteis para se apresentarem na escola. Os professores dos quadros que tenham mudado de escola ou Quadro de Zona Pedagógica (QZP, uma região geográfica) terão cinco dias úteis para se apresentarem ao serviço.

Publicitação das listas definitivas de Ordenação, Exclusão, Colocação, Não Colocação, Desistências, Retirados e Renovação de Mobilidade Interna e Contratação Inicial 2016/2017:

Mobilidade Interna – ano escolar de 2016/2017

Contratação Inicial – ano escolar de 2016/2017

Problemas à organização do ano escolar

Com as aulas a começarem entre os dias 9 e 15 de setembro, a publicação tardia das listas de colocação de professores levanta problemas adicionais de organização do ano escolar, lamentaram diretores de escola, na edicão desta terça-feira do jornal i, que noticiou que várias escolas ponderam já adiar o arranque do ano letivo.

O ministério de Tiago Brandão Rodrigues salienta que as listas foram publicadas no penúltimo dia útil do mês, tal como no ano passado. Mas para os professores, a diferença é significativa: é que, no ano passado, souberam em que escola foram colocados a uma sexta-feira, pelo que tiveram cinco dias para organizarem a vida numa nova cidade (o fim de semana não conta). Este ano, têm três dias para o fazer.

Admitia-se que a divulgação das listas fosse antecipada, até porque este ano não houve Bolsa de Contratação de Escolas (BCE), que permitia a cada escola definir o perfil dos professores que pretendia contratar.

Tanto este ano quando no ano passado, a manifestação de preferências para a contratação inicial e reserva de recrutamento tiveram lugar na segunda semana de julho. Mas, em 2015, o concurso para a Bolsa de Contratação de Escolas abriu a 27 de julho. Ou seja, na prática, este ano o processo concursal acabou duas semanas antes do sucedido no ano passado.


Share This Post On
468x60.jpg