Elvas: Intercetado cidadão português que passava 60.000 euros em bolsa de mão.
Um cidadão português, residente em Elvas, foi detido na madrugada de ontem pela Guardia Civil, na fronteira do Caia, em Badajoz, quando transportava cerca de 60.000 euros, no interior duma bolsa de mão, escondida na mala do automóvel.
O indivíduo transportava o dinheiro sem fazer a obrigatória declaração de saída de divisas, de valor igual ou superior a 10.000 euros, de Espanha a um terceiro país.
A identificação do suspeito ocorreu na sequência de uma operação d fiscalização da Guardia Civil, na zona da fronteira, após a interceção de um veículo ligeiro de passageiros de matrícula portuguesa.
Durante a inspeção do veículo, os agentes encontraram escondida no interior do porta-bagagens, uma mala de mão com 59.920 euros em notas de 20 euros, sem declaração do Banco de Espanha, que justifica-se a saída de capitais.
Às autoridades, o indivíduo alegou que o dinheiro tinha origem em negócios que geria em Espanha e o destino era a cidade lusa de Elvas, justificando que “ignorava que tinha que realizar a referida declaração para retirar o dinheiro do país”.
O suspeito foi identificado e libertado, enquanto que o dinheiro e a viatura foram apreendidos. No passado dia 27 de setembro um cidadão chinês, com residência em Barcelona, foi detido na fronteira do Caia, na posse de 93.500 euros em notas, quando se preparava para entrar de automóvel em Portugal, também numa situação de ilegalidade fiscal.
Teixeira Correia
(jornalista)