the crib “Garbage do art” radiated the light yesterday late afternoon. It is the sixth time that Mértola receives the work that has already crossed the borders of the municipality. Authored by António Costa, can be seen even 6 January.
“Do lixo faço arte” é o título do presépio inaugurado na tarde desta quarta-feira, in Mértola, da autoria do artista autodidata António Costa, conhecido como Toy Costa, calceteiro e pedreiro da Câmara Municipal e que pode ser visto até ao próximo dia 6 January. A obra é dedicada ao filho Ricardo que morreu atropelado no dia 19 November 2020.
A exposição está patente na Tenda Multiusos, with an area of 250 square meters, transformada num espaço circulante cheio de magia e encanto, composed por 53 imagens em tamanho real. Desde o Menino Jesus, José e Maria, são adorados pelos três Reis Magos, aos anjos, os pastores e os seus rebanhos, templos, imperadores e soldados romanos à gente do povo, faz deste presépio, uma viagem única e original pela quadra natalícia.
Todas as figuras e cenários são feitos com materiais recicláveis, and tissue, papel e objetos cerâmicos que António Costa vai recolhendo junto aos contentores do lixo ou nas lixeiras. Para dar vida aos seus personagens, o artista recicla motores de eletrodomésticos. De toda esta envolvente nasceu o nome “Do lixo faço arte”.
A ideia de construir a cena mais icónica do Natal, was born in 2001, quando numa viagem da autarquia visitou o Vaticano e viu um presépio que nunca mais lhe saiu da cabeça. From 2014 em que António Costa expôs pela primeira a obra na rua na sua terra natal, Moreanes, municipality of Mértola, só o ano passado, due to the pandemic, é que o presépio não foi construído. That 7 imagens no ano de estreia, in 2015 a cifra aumentou para trinta e em 2019 had 46 Figures, para este ano passar a barreira da meia centena. The first closed space edition took place in 2016.
A inauguração decorreu sob uma forte emoção, tendo em conta a morte do filho, Ricardo de 18 year old, in mid-November last year, atropelado por um automóvel, enquanto corria numa estrada municipal. Visivelmente emocionado, não contendo as lágrimas, o artista disse aos muitos mertolenses que ocorreram a Tenda Multiusos: “dedico este presépio ao meu filho Ricardo. Foi em ti que encontrei a força e coragem para seguir em frente. Onde estás, sei que sentes orgulho do pai”.
O presidente da Câmara de Mértola, considerou que “esta é uma obra feita com grande carinho que já ultrapassou as fronteiras da vila e do concelho”, lembrando Mário Tomé que António Costa e a família viviam “um dia doloroso quando se recorda a perda de um filho”, pedindo a todos os presentes para passarem a palavras e fazer do presépio “uma homenagem à vida”, concluded.
O presépio “Do lixo faço arte” pode ser visitado todos os dias até 6 January, the 10,00 to 13,00 e the 14,00 to 19,00 horas e as entradas são gratuitas.
Teixeira Correia
(journalist)