EN121: Estradas de Portugal vai alterar marcação na via entre os kms 65 e 66.


Depois de muita insistência da Câmara de Beja, face aos muitos acidentes, a Estradas de Portugal, vai alterar a marcação na EN121, entre os kms 65 e 66, para traço contínuo e evitar ultrapassagens e viragens no eixo da via.

Foto 4- Segundo acidenteA-800x800Dada a gravidade das ocorrências verificadas na Estrada Nacional (EN) 121, trajecto Beja/ Beringel, cujas situações foram reportadas à Câmara de Beja, esta solicitou às Estradas de Portugal (EP) que avaliasse o caso e analisasse a possibilidade de num curto espaço de tempo pudesse melhorar as condições de segurança rodoviária no local.

A autarquia solicitou à EP que avaliasse a possibilidade de pintura de um traço contínuo na referida estrada, reiterando um solicitação da Comissão Municipal de Trânsito.

As Estradas de Portugal informaram a Câmara de Beja que “foi verificada a necessidade de alterar a marcação horizontal” e que durante a primeira quinzena de abril, no troço da EN 121, entre o Km65 e o Km 66,2, “irá ser alterada a marcação para linha branca contínua e respectiva sinalização vertical”.

Apesar de não se terem verificado acidentes mortais no local, o trajecto entre os kms 65 e 66, ganhou o apelido do “quilómetro da morte”. No espaço de cinco meses registaram-se naquele local quatro acidentes com nove feridos graves e dois ligeiros, nove automóveis, um camião-betoneira e um camião pesado danificados.

Capotamentos e batidas por trás, são o resultado de ultrapassagens e de mudanças de direção à esquerda, uns por excessos e outros por falta de atenção dos condutores.

Na EN 121 ao Km 66 existe um caminho rural que dá acesso a explorações agrícolas, onde os trabalhadores, na sua maioria precedem de Beja e no local têm que virar à esquerda. Quando há viaturas a circular no sentido Norte/ Sul (Beringel/ Beja), as que seguem em sentido contrário têm que parar no eixo da via

12 de Julho

Um automóvel ligeiro de passageiros (Seat Ibiza) bateu na traseira de outro (BMW Série 1) e provocou quatro feridos, dois graves e dois ligeiros. O condutor que esteve na origem do despiste dos dois carros acusou uma taxa de alcoolémia de 1,51 gramas/ litro de sangue, mas ainda assim retirou as duas crianças, de 1 e 5 anos, que viajavam com os pais no segundo carro.

19 de Julho

A desatenção da condutora de um dos veículos, que não se terá apercebido que a viatura da frente ia mudar de direção, originou um embate que envolveu quatro viaturas e provocou três feridos graves, duas mulheres e um homem.

29 de Setembro

Dois feridos graves, dois homens de 26 e 50 anos, que foram transportados para o Hospital de Beja, foi o resultado do embate de um camião betoneira e bomba de betão na traseira de um ligeiro de passageiros, Renault Clio, que transportava quatro pessoas.

Tudo indica que o Clio, estava parado no eixo da via no sentido Sul/ Norte, para virar à esquerda, quando o camião, que seguia no mesmo sentido, embateu na traseira do ligeiro, atirando-o para uma valeta.

11 de Novembro

O acidente o correu no ponto mais negro das estradas do distrito, no sentido Sul/ Norte, quando um camião de matrícula espanhola saiu da estrada, segundo o condutor para “evitar um acidente muito grave” e ao regressar ao asfalto a carga cedeu e arrastou consigo o pesado, que capotou.

O condutor da viatura, não se terá apercebido que estava um ligeiro de passageiros, parado no eixo da via para virar à esquerda e para não bater na viatura que seguiam à sua frente e arrastar mais três que estavam em fila.

Teixeira Correia

(jornalista)


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