Beja: Banco de Alimentos cambia de instalaciones y evita el cierre.


El Banco de Alimentos de Beja (BAB) corría el riesgo de cerrar a finales de este año, si no se encontró una solución para solucionar el problema de falta de espacio en el almacén que la institución tiene alquilado, por lo que pagas 400 EUR / mes, en la ciudad desde hace varios años.

A solução foi ultrapassada em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbál), que representa treze dos catorze municípios do distrito, com a aquisição de um armazém a uma empresa bejense e a celebração de um contrato de comodato com a Associação Recolher e Dar, responsável pelo BAB na região.

Segundou apurou o Lidador Notícias (LN), a CIMBAL vai investir 300 mil euros, y 250 mil euros na aquisição do espaço e mais 50 mil para a associação se equipar com uma câmara frigorifica, essencial para preservar certos alimentos recolhidos que necessitem de frio.

José Tadeu de Freitas, presidente da Associação Recolher e Dar e coordenador do Banco Alimentar, justificou que “este é um processo de estabilização final do único Banco Alimentar do País que não tinha instalações próprias ou cedidas”, sustentando que a instituição “corria o ris o de encerrar, se até final do ano não houvesse uma solução alternativa”, concluido.

“O novo espaço deverá estar pronto a ser utilizado em meados do próximo mês de dezembro e vai ficar mais apetrechado para desenvolvermos o serviço de apoio às famílias mais necessitadas do distrito”, rematou o responsável do BAB.

José Tadeu de Freitas é um homem há muito ligado ao trabalho no sector social e de apoio, já que entre 2010 y 2019 foi diretor da Delegação de Beja da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo inicialmente como principal missão a recuperação financeira e reorganização administrativa com vista a manutenção da mesma em funcionamento, cargo que deixou por cessação do então presidente Francisco George, e há quase sete anos que é o presidente da Associação Recolher e Dar e coordenador do BAB.

Recorde-se que este fim-de-semana está a decorrer a nível nacional mais uma campanha de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome, na qual a delegação de Beja estará empenhada.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg