Beja: U.F.Salvador y Santa Maria da Feira sin Ejecutivo aprobado.


Ayer tuvo lugar la juramentación de los miembros electos de la Unión de Parroquias Salvador y Santa Maria da Feira, en Beja, pero los votos en contra de la CDU y la coalición “Beja Consegue”, hizo imposible la constitución del Ejecutivo. El PS Mayor asume el cargo en la Asamblea Municipal.

Dada posse aos treze membros eleitos para a Assembleia de Freguesia, com o Partido Socialista (PS) representado por 6 elegido, una CDU 4 e a coligação “Beja Consegue”, liderada pelo PSD, e ainda composta por CDS-PP, PPM, Iniciativa Liberal e Aliança, que elegeu 3, passou-se a votação do Executivo.

As duas propostas apresentadas pelo Partido Socialista (PS) para a constituição do Executivo da União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira foram chumbadas pelos eleitos da CDU e a coligação “Beja Consegue”, con 7 votos, contra 6 hacer PS.

Uma primeira proposta visava a eleição do presidente e dos quatro vogais todos do PS, a força mais votada, que foi recusada e uma segunda que incluía o presidente e três vogais socialistas e Francisco Caixinha, o elemento mais votada da CDU, acabou também o por recusado pelas coligações, CDU e “Beja Consegue”.

Face ao cenário, Antonio Ramos, o presidente reeleito da União de Freguesias, encerrou os trabalhos, marcando nova Assembleia de Freguesia, para el día siguiente 28 Octubre, que a não permitir uma solução de consenso pode levar à convocação de novas eleições.

Cuando Lidador Noticias (LN), o autarca confirmou “a recusa das duas propostas apresentadas”, sustentando que “iria ser feito um esclarecimento público da situação”, concluido.

O social-democrata Hugo Carulo, líder da coligação “Beja Consegue”, lembrou que “foi o Povo que tirou a maioria absoluta ao PS e quer outra solução”, justificando assim ao LN as votações negativas, acrescentando que “estivemos em sintonia (CDU e coligação), mas estamos dispostos a integrar o Executivo ainda que a CDU não queira. No mínimo defendemos 4 elementos PS e 1 da nossa coligação”, sem deixar de recordar que na Assembleia de Freguesia o PS “não tem maioria”, terminado.

Recorde-se que após as Eleições Autárquicas, a Concelhia de Beja do PSD emitiu um comunicado sobre os resultados conseguidos nas duas Assembleias de Freguesia da cidade, a estrutura social-democrata afirma que “aumentaram os seus eleitos e poderão condicionar os futuros executivos a constituir”.

Sucesivamente, Francisco Caixinha, da Coligação Democrática Unitária (CDU), informado de que “vamos trabalhar no sentido de cumprir o que prometemos ao nosso eleitorado, deixando a forma maioritária governar”, deixando perceber que não há interesse de maior em a CDU integrar o Executivo, agregando que “na assembleia de Freguesia faremos a defesa intransigente das decisões mais importantes a tomar em prol das populações”, terminado.

Tomada de posse na Assembleia Municipal

Na segunda-feira realiza-se a tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal de Beja e ainda que o Executivo da União de Freguesia Salvador e Santa Maria da Feira não esteja constituído, o socialista António Ramos vai tomar posse do cargo.

De acordo com número 3 do artigo 42º da Lei n.º 169/99, que estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias, está esbalecido que: “nas sessões da assembleia municipal participam os cidadãos que encabeçaram as listas mais votadas na eleição para as assembleias de freguesia da área do município, mesmo que estas ainda não estejam instaladas”.

Resultado das Eleições Autárquicas de 26 de septiembre

O reeleito presidente, Antonio Ramos, candidato pelo PS, podría 37,84% a que corresponderam 1.728 votos, más 371 do que a lista da CDU, encabeçada por Francisco Caixinha. El PS podría 6 mandatos (Antonio Ramos, Bruno Sustelo, Custódia Alho, Liliana Alferes, Rui Revez e Rita Brito), la CDU logró 4 mandatos (Francisco Caixinha, Evaristo Amaro, Luzia Rosário e Natacha Lemos, e o PSD 3 (Hugo Carulo, Linabela Martins e Francisco Soares).

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg