Dos ancianos fallecieron y otro se contagió por el brote de covid-19 en el domicilio de la Misericordia de Serpa, aumentando a seis el número de muertos y a 89 el número total de infecciones.
Dos hombres, utentes do Lar de S. Francisco, morreram no hospital de Beja, donde fueron hospitalizados, dijo a la agencia Lusa el proveedor de Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS), Sargento António.
Según el proveedor, foi feito um novo teste e confirmada a infeção em mais um utente do lar, que tinha tido resultado inconclusivo numa testagem anterior, o que fez subir de 88 para 89 el número total de infecciones, a saber 75 usuarios – seis dos quais morreram – y 14 funcionarios.
Actualmente, Ya Está 69 usuarios infectados com o vÃrus que provoca a doença covid-19, sendo que seis estão internados no hospital de Beja e os restantes no lar e a maioria sem sintomas, necesario.
Os utentes do lar não infetados estão na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), ubicado en el Pabellón Municipal de Deportes Carlos Pinhão, Serpa, distrito de Beja, añadió António Sargento.
El primer caso confirmado de infección en Lar de S. Francisco, propiedad de Santa Casa da Misericórdia de Serpa, era el de un empleado, que, después de comenzar a tener sÃntomas, hizo una prueba de detección del virus covid-19, cuyo resultado positivo se conoció el dÃa pasado 24 Noviembre.
Em comunicado enviado hoje ao Lidador NotÃcias, a Câmara de Serpa refere que está “estabilizada” a situação de surto no lar, a qual acompanha “desde el primer momento”, através da Comissão Municipal de Proteção Civil, composta por elementos do municÃpio, da autoridade de saúde pública, da Segurança Social, da GNR e dos bombeiros.
Após definido pela autoridade de saúde pública, a autarquia criou a ZCAP para acolher utentes do lar, a qual foi “montada em menos de 24 horas, com recurso a uma empresa externa”, e inclui vários módulos individuais com capacidade para 22 gente.
A ZCAP, cujo funcionamento tem um custo mensal de cerca de sete mil euros, “suportado pela autarquia”, está equipada com várias camas cedidas pelo hospital de Beja e pela Segurança Social e 10 camas articuladas e elétricas alugadas pelo municÃpio e destinadas a pessoas com mobilidade reduzida.
A autarquia indica que também assegura o transporte de alimentação e de roupas da ZCAP para a SCMS e disponibilizou quatro casas na cidade de Serpa para alojar trabalhadores do lar não infetados, mas que optaram por não regressar a casa, e outros da brigada da Cruz Vermelha Portuguesa acionada pela Segurança Social e de uma empresa contratada para apoiar a instituição.