La presentación de propuestas de proyectos materiales e inmateriales finaliza el 31 Mayo. El importe máximo de cada propuesta es 75 mil euros.
Odemira tem um novo ciclo do Orçamento Participativo (A 2023), cuyo objetivo es mejorar la participación, envolvimento e legitimidade dos cidadãos em criarem respostas especÃficas à s necessidades e desafios que enfrentam nas suas comunidades através da apresentação e votação de propostas de investimentos e projetos imateriais, a ser implementado por el Municipio, no valor global de 300 mil euros.
O MunicÃpio compromete-se a integrar as propostas vencedoras no OP no ano económico seguinte e a sua execução num perÃodo de 30 meses. Con vistas a la cohesión territorial, o MunicÃpio de Odemira garante a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1500 habitantes, entre las propuestas más votadas en la lista de clasificación final. El importe máximo de cada propuesta es 75 mil euros.
A fase de apresentação de propostas decorre até ao dia 31 Mayo, por la página en lÃnea www.op.cm-odemira.pt e presencialmente, durante os Encontros de Participação nas Freguesias, nos quais se irá proceder à discussão e eventual alteração à s propostas apresentadas ou ainda admissão de novas propostas. En este número, a votação decorre durante o mês de setembro. las propuestas, de natureza material ou imaterial, não podem exceder o montante máximo por proposta e têm de estar enquadradas nas áreas de competência do MunicÃpio.
A participação e mobilização dos cidadãos constitui um desÃgnio no Programa de Governação do MunicÃpio de Odemira para 2021/2025, promovida com base numa participação informada através do Ecossistema Participativo. En este contexto, o Orçamento Participativo e Fórum do Território estimulam uma cultura de participação onde todos têm a possibilidade de estar envolvidos num processo de diálogo, reflexão e definição de projetos e polÃticas locais para o desenvolvimento do território e para a concretização dos cinco pilares: Personas, Planeta, Prosperidad, Paz e Parcerias da Agenda 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável.
Dinámico desde 2011, o OP de Odemira é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do paÃs, iniciando agora a sua 13ª edição consecutiva, assente em fatores positivos e construtivos, basado en los principios de proximidad, la transparencia y la oportunidad.