En las últimas horas se conocieron cinco muertes más en Mértola, en el brote de covid-19 en la casa de Santa Casa da Misericórdia, cuatro mujeres y un hombre. No total são já treze as vÃtimas mortais.
Una mujer 90 anos morreu na segunda-feira à noite no Hospital José Joaquim Fernandes, en Beja, e esta terça-feira morreram mais três mulheres e um homem na zona de apoio instalada no Pavilhão Municipal, elevando para 13 o número de mortos devido ao surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola.
Entre sábado e segunda-feira já tinham falecido oito pessoas, cinco mulheres e três homens, anciano 88 y 97 años de edad, tendo as mulheres falecido na enfermaria covid-19 e Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Beja e os três homens na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), instalada pela Câmara Municipal de Mértola no Pavilhão Desportivo Municipal.
Todas as vÃtimas mortais são utentes daquela Estrutura Residencial para Pessoas Idosas(ERPI), tendo a primeira ocorrido no passado dia 30 diciembre, cuando una mujer 91 anos faleceu na unidade hospitalar bejense.
O surto na instituição da vila de Mértola foi descoberto no passado dia 18 diciembre, tras el viaje de un hombre al Hospital de Beja, que deu como positivo para a covid-19, donde terminarÃa quedándome.
Dada la gravedad de la situación, Jorge Rosa, Alcalde de Mértola, vai solicitar a intervenção do Governo, através do coordenador regional do Alentejo no combate à covid-19, Jorge Seguro Sanches, y “procurar que sejam disponibilizados outros recursos humanos”.
Para rentabilização dos recursos humanos, Santa Casa trasladó el equipo de cocina del Servicio de Apoyo a Domicilio a la cocina del Centro Infantil, para a confeção das refeições para os doentes e mais 150 usuarios fuera del hogar y que necesitan apoyo social.
Foram também suspensas as respostas socais ao nÃvel da Creche e CATL-Oficina da Criança, prestados pela Santa Casa da Misericórdia de Mértola.​​​​​​(SCMM), tendo a autarquia passado a assegurar o CATL na Escola Básica da vila. Já a reabertura da creche está depende das respostas à autarquia, por parte dos pais e encarregados de educação.
Na segunda-feira ao final da tarde, a Câmara Municipal de Mértola fez um ponto de situação à população revelando que existiam 124 casos activos y 96 recuperados, un total de 230 casos confirmados. No municÃpio contabilizam-se 15 muertes, 13 dos quais dizem respeito ao lar da Santa Casa.
Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde(DGS), Mértola apresenta 782 casos nos últimos 14 dÃas para 100 mil habitantes, sendo considerado municÃpio de risco elevado.
Teixeira Correia
(periodista)