Vidigueira: Luís Amado el alcalde que cambió la Ley de Reorganización Administrativa.


El entonces secretario de estado, Paulo Julio, fue confrontado por el querido Luís con el cambio de sede del Ayuntamiento de Vila de Frades, sobre los "kilómetros que se derriten" de las parroquias. El párrafo ha sido eliminado.

temprano 2002 discutia-se o Regime Jurídico da Reorganização Administrativa das Autarquias Locais, conhecida como a lei da “Fusão de Freguesias”, quando o presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, condado Vidigueira, afrontou o Governo e “mudou a lei”.

Luís Amado, tornou-se em figura de destaque na política autárquica quando confrontou Paulo Júlio, o então secretário de Estado do Governo de Pedro Passos Coelho, com a discórdia da fusão das freguesias e apresentou uma solução com o qual os governantes não contavam.

Homem conhecer das leis e um experiente autarca em políticas locais, Luís Amado, 4 anos secretário-executivo e 12 Presidente del Consejo Parroquial de Vila de Frades, “encostou à parede” Paulo Júlio ao garantir que “se a lei dos 3 quilómetros para a fusão das freguesias for aprovada, mudo a sede da junta de freguesia para as Ruínas de São Cucufate, que es 4 kilómetros. Contorno a lei e evito a fusão”, ameaçou.

Esta posição de Luís Amado foi fraturante e o Governo retrocedeu e retirou da lei o parágrafo dos “quilómetros da fusão”.

En 2017 Amado ainda apresentou a candidatura à presidência da Câmara de Vidigueira, que depois viria a retirar. Em Vila de Frades fundou uma empresa turística e promove viagens, que têm como tema principal o vinho da talha, um dos ex-libris do concelho.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg