Euro 2016: João Hrotko, filho do ex-futebolista do Sporting, Janos Hrotko, torce por Portugal.


João Hrotko, é um dos mais afamados clínicos de Oftalmologia da cidade de Beja, onde chegou há quase três décadas, para trabalhar no Hospital da cidade. Apesar do pai ter sido um grande craque do futebol da Hungria, torce por Portugal.

João Hrotko_800x800Com 63 anos, é filho do antigo futebolista húngaro János Hrotko, um craque que chegou ao Sporting na temporada de 1953/54, onde conseguiu a dobradinha, Campeonato e Taça, vindo do Saragoza, depois de jogar no Bari, em Itália.

João nasceu em Espanha (Saragoza), mas aos 5 meses veio para Portugal, acompanhado os pais e a irmã de origem italiana, de onde nunca mais saiu, tendo vivido em Lisboa, Covilhã, Olhão e muitas outras localidades por onde o pai passou como jogador e treinador.

Naquela que é a sua cidade de paixão, Beja, João Hrotko, lembra o pai como “um jogador estilista, que, com as devidas proporções, comparo ao Iniesta”, justificou. Das memórias de János, João revela que “foi ele que introduziu em Portugal o pontapé de trivela”, acrescentando que no Sporting, “todos treinavam esse pontapé, mas não era nada como o meu pai fazia”, remata.

Ao contrário do pai que defini como “um nacionalista húngaro”, João lembra que sempre foi “a desgraça da família, porque sempre fui todo português”, sustenta.

Quanto ao Portugal-Hungria de hoje, o oftalmologista “vê”, uma vitória da seleção lusa. “Sofro com as derrotas de Portugal, não vivo as derrotas dos húngaros”, justificando que Portugal “vai ganhar e por muitos. A Hungria vai jogar à defesa com medo”, concretiza.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg