(Exclusivo) Barrancos: Atribuição da Medalha de Ouro ao presidente da Junta da Extremadura (Espanha).
A Assembleia Municipal de Barrancos (AMB) vai ratificar hoje, em sessão extraordinária convocada para o efeito, a proposta de concessão da atribuição da Medalha de Ouro da vila, ao presidente da Junta da Extremadura (Espanha), Guillermo Fernández Vara.
A proposta foi aprovada por unanimidade, no passado dia 22 de março, pelo Executivo da edilidade barranquense, liderada pela CDU, presidida por António Tereno. Para a atribuição da condecoração a autarquia considera que “é justo reconhecer o empenho, a disponibilidade e as manifestações de gratidão, para com o Povo de Barrancos”, por parte do governante extremenho.
A edilidade lembra “o importante contributo pessoal, social e político de Guillermo Vara”, na atribuição da Medalha da Extremadura, ao Povo de Barrancos, em outubro de 2009, “como reconhecimento pela ajuda dos barranquenhos aos refugiados extremenhos durante a guerra civil espanhola”.
Em 8 de outubro de 2016, o presidente da Junta da Extremadura, presidiu à inauguração do painel que assinala o campo de refugiados da Herdade da Coitadinho, no Parque da Natureza de Noudar.
António Tereno, presidente da Câmara de Barrancos, justificou que “é justo reconhecer o empenho, a disponibilidade e as manifestações de gratidão do governante espanhol para com o Povo de Barrancos”, rematou.
Tendo em conta a aprovação por unanimidade da atribuição do galardão, em reunião de Câmara, e o facto da CDU ter maioria na Assembleia Municipal, onde a mesma deverá ser ratificada da mesma forma, a medalha vai ser entregue, numa sessão convocada para o efeito, na próxima sexta-feira, às 11,30 horas, momentos antes da inauguração da expoBarrancos, que será presidida pelo homenageado, Guillermo Fernandez Vara.
Quem é quem
Guillermo Fernández Vara, nasceu em Olivenza, tem 58 anos. É médico forense, preside à Junta da Extremadura desde maio de 2015, cargo que exerceu entre 2007 e 2011. Secretário-geral do Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) da Extremadura e membro do Comité Federal. É ainda direto da Clínica Médico-Forense e Badajoz, desde 1989.
Teixeira Correia
(jornalista)