(Exclusivo) Vidigueira: Luís Amado pondera desistir da corrida à Câmara nas Autárquicas.


Luís Amado, candidato anunciado pelo partido Livre à presidência da Câmara Municipal de Vidigueira, deverá abandonar a candidatura nos próximos dias. O anúncio de Helena D’Aguilar precipitou essa decisão.

A candidatura de Luís Amado, atual presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, eleito nas listas da CDU, que resulta de um acordo entre o partido LIVRE e o “Movimento de Cidadãos Vidigueira com Futuro”, deverá sair de cena.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), junto de fonte próxima de Amado, “o aparecimento da candidatura da vereadora e a disputa de votos no mesmo espectro eleitoral, levou-o a ponderar a continuação na corrida eleitoral”. Quando questionado sobre um possível apoio ou integração nas listas de Helena D’Aguilar, “é uma questão que não se coloca e nada em a ver com a saída de cena”, assegurou a nossa fonte.

Luís Amado, tem 46 anos de idade, é desde, 2005, Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades e está ligado ao poder local há vinte anos. Canalisador de profissão, Luís Amado esteve ligado à Câmara Municipal de Vidigueira durante 21 anos, 17 enquanto funcionário no serviço de águas e 4 anos, entre 2009 e 2013, enquanto adjunto do actual Presidente, Manuel Narra.

A candidatura de Amado surgiu depois do anúncio do nome de Rui Raposo, como o cabeça de lista da CDU.

Quanto a Helena D’Aguilar, a decisão da atual vice-presidente surge dois meses depois do anúncio dos comunistas em candidatar Rui Raposo, o adjunto do presidente Manuel Narra, que não se pode recandidatar por ter atingido o limite e mandatos.

Em finais de 2016, Helena D’Aguilar mostrou-se disponível para assumir a liderança da lista da CDU, o que não veio a ser confirmado pela Concelhia do PCP. Depois de conhecida a candidatura da vice-presidente, a estrutura comunista emitiu um comi nicado onde acusada a vereadora de “ambição, protagonismo e poder pessoal que a terão motivado”, numa clara reação de fragilidade para manter a Câmara sob a liderança do PCP.

Para além dos três nomes já referidos, estão também anunciados, José Miguel Almeida, pelo PS e Guido Pires, pelo PSD.

Desde as primeiras eleições Autárquicas, segundo os dados da ANMP, Vidigueira já teve quatro presidentes de Câmara: Manuel Trindade Reis (1976/ 1979), Carlos Labego Goes (1979/ 2001), António Rodrigues Mendonça (2001/ 2005) e Manuel Luís Narra (2005/ 2017).

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg