(Exclusivo) Volta ao Algarve: Nelson Oliveira estreia-se a liderar a Movistar.


O Bi-Campeão Nacional de Contrarrelógio, Nelson Oliveira, que esta época se transferiu para a Movistar, vai ser o líder da “armada espanhola”, na Volta ao Algarve.

Nélson-Oliveira_800x800De acordo com informação que o Lidador Notícias (LN) apurou junto de fonte oficial da Movistar Team, o corredor português Nelson Oliveira vai ser a principal aposta da equipa dirigida por Eusébio Unzué, para a próxima edição da Volta ao Algarve, que se vai disputar de 17 a 21 de fevereiro de 2016.

O LN sabe também que ao Bi-Campeão Nacional de Contrarrelógio, natural da Anadia, vão juntar-se Jonathan Castroviejo, Jesus Herrada, Gorka Izagirre, Ion Izagirre, Adriano Malori, José Joaquim Rojas e Francisco Ventoso, informação que ainda não chegou à organização da “Algarvia, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Nelson Oliveira, tem cinco vitórias na carreira como profissional, 0-2010 (Xacobeo-Galicia), 1 vitória-2011 (Team Radioshack)- Campeão Nacional de Contrarrelógio (CRI), 2-2012 (Radioshack/ Nissan)- Campeão Nacional Estrada e CRI, 0-2013 (Radioshack), 0-2014 (Lampre/ Merida) e 2-2015 (Lampre/ Merida)- Campeão Nacional CRI e Etapa da Volta à Espanha.

Quanto a participações na Volta ao Algarve, o corredor da Movistar, esteve presente em quatro ocasiões, tendo como melhor classificação o 72º lugar em 2011. Oliveira alcançou o 86º em 2010, 89º em 2014 e 92º em 2013.

Enquanto especialista, Nelson Oliveira é um dos candidatos à vitória na 3ª etapa, um contrarrelógio individual, a correr em Sagres, na distância de 18 quilómetros.

Duas das vinte e quatro formações que vão participar na Volta ao Algarve já fizeram saber junto da FPC, quais o corredores que vão estar presentes na prova.

Astana: Fabio Aru, é o chefe de fila. O italiano terá a companhia dos compatriotas Diego Rosa, Paolo Tiralongo e Dario Cataldo, do espanhol Luis León Sánchez, vencedor da prova de fundo dos Jogos Europeus e quinto na Volta ao Algarve de 2015, do colombiano Miguel Ángel López, vencedor da Volta a França do Futuro em 2014, do estoniano Tanel Kangert e do cazaque Bakhtiyar Kozhatayev.

IAM Cycling: Heinrich Haussler, atual campeão de fundo da Austrália, Matthias Brändle, campeão austríaco de contrarrelógio em 2014, o trepador colombiano Jarlison Pantano e o velocista belga Jonas van Genechten, aos quais se somam o belga Dries Devenyns, o australiano Leigh Howard, o norueguês Sondre Holst Enger e o suíço Oliver Zaugg.

Equipas confirmadas
WorldTour (12): Astana (Cazaquistão), Cannondale (Estados Unidos da América), Etixx-QuickStep (Bélgica), FDJ (França), IAM Cycling (Suíça), Katusha (Rússia), Lotto Soudal (Bélgica), Lotto NL-Jumbo (Holanda), Movistar (Espanha), Team Sky (Grá-Bretanha), Tinkoff (Rússia) e Trek Factory Racing (Estados Unidos da América).

Continentais Profissionais (6): Bora-Argon 18 (Alemanha), Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Novo Nordisk (Estados Unidos da América), Roth-Skoda (Suíça), Gazprom-RusVelo (Rússia) e Verva ActiveJet (Polónia).

Continentais (6 ?): Todas as equipas portuguesas que venham a constituir-se em 2016 (previsivelmente seis)

Percurso
1.ª Etapa (17 de fevereiro): Lagos – Albufeira, 187,6 km
2.ª Etapa (18 de fevereiro): Lagoa – Fóia, 200 km
3.ª Etapa (19 de fevereiro): Sagres – Sagres, 18 km (Contrarrelógio Individual)
4.ª Etapa (20 de fevereiro): S. Brás de Alportel – Tavira, 187,3 km
5.ª Etapa (21 de fevereiro): Almodôvar – Malhão, 172,7 km

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg