Coronel Tirocinado de Infantaria Nuno Farinha, antigo segundo comandante do extinto Regimento de Infantaria (RI) 3 (Beja), promovido a Brigadeiro-General.
O decreto em que é homologada a promoção ao posto de Brigadeiro-General do Coronel Tirocinado de Infantaria Nuno Manuel Mendes Farinha, foi assinado na passada quinta-feira pelo Presidente da República e publicado ontem na 1ª Série do Diário da República (https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-presidente-republica/32-2022-177363537).
A determinação de Marcelo Rebelo de Sousa foi efetuada depois da deliberação de 30 de dezembro de 2021 do Conselho de Chefes de Estado-Maior e aprovada por despacho do Ministro da Defesa Nacional de 4 de janeiro de 2022.
Anda não é conhecida a colocação do oficial-general, mas não estará descartada a possibilidade de as funções de segundo comandante da Brigada de Intervenção (BrigInt), instalada no Aquartelamento de Sant’Ana, em Coimbra, onde desde agosto de 2019 era o segundo comandante. A ser nomeado para o cargo, substituirá o também brigadeiro-general Carlos Matos Alves.
CURRÍCULO DE NUNO FARINHA
O Coronel Tirocinado de Infantaria Nuno Manuel Mendes Farinha é natural de Évora. Foi promovido ao posto de Coronel em 01 de janeiro de 2015 e antes de frequentar o curso de oficiais generais, foi Comandante do Regimento de Infantaria Nº 13 (Vila Real).
Está habilitado com a Licenciatura em Ciências Sócio-Militares (Infantaria) da Academia Militar, com o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Infantaria, com o Curso de Promoção a Oficial Superior e o Curso de Estado-Maior, ambos do Instituto de Altos Estudos Militares.
Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas Unidades e Estabelecimentos do Exército e das Forças Armadas, nomeadamente no Regimento de Infantaria Nº3 (RI 3), no Quartel-General da Região Militar Sul (QG RMS), no Estado-Maior do Exército (EME), no Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM), no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), na Direção de Doutrina do Comando de Instrução e Doutrina do Exército (DD/CID), no Comando das Forças Terrestres e, mais recentemente, no Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (GabCEMGFA), onde desempenhou a função de Assessor Pessoal.
Cumpriu três missões fora do território Nacional. A primeira em 1995/96 como Oficial de Operações e 2º Comandante da Companhia Logística Nº6 da UNAVEM III em Angola; a segunda, em 2000, como Oficial de Logística do Agrupamento Conjunto ALFA/BLI/SFOR II na Bósnia-Herzegovina e a terceira, em 2012, na ISAF, Afeganistão, onde integrou a Military Advisor Team do 4º Contingente Nacional, como Assessor.
Em agosto de 2019, como Coronel Tirocinado foi nomeado para o cargo de segundo comandante Brigada de Intervenção (BrigInt), sediada em Coimbra.
Nuno Farinha é casado, tem dois filhos e reside em Beja há mais de três décadas.
Teixeira Correia
(jornalista)