Exército: Novo Chefe do Estado-Maior, General Rovisco Duarte, é alentejano.
O Conselho de Ministros, “deliberou propor ao Presidente da República a nomeação do tenente-general Rovisco Duarte para o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército, bem como a correspondente promoção ao posto de general”, para substituir Carlos Jerónimo.
Frederico José Rovisco Duarte, 58 anos, é alentejano, tendo nascido em Alpalhão, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre.
O general foi o nome escolhido pelo Governo (comunicado do Conselho de Ministros: http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/cm/comunicados/20160414-cm-com.aspx), colocando fim ao processo de seleção do novo Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), após a reunião do Conselho Superior do ramo. O chefe do Estado-Maior do Exército é nomeado pelo Presidente da República, por proposta do Governo.
Diretor honorário da Artilharia, Rovisco Duarte, era Inspetor-Geral do Exército,foi promovido ao atual posto a 11 de setembro de 2013. Tendo sido chefe de gabinete do ex-CEME general Pinto Ramalho.
Rovisco Duarte tutelou o Colégio Militar como comandante da Instrução e Doutrina, que coincidiu com a reforma que levou à admissão de raparigas nessa escola e à extinção do Instituto de Odivelas.
O tenente-general, que foi diretor coordenador do Estado-Maior do Exército, exerceu ainda as funções de professor, diretor do Departamento de Ensino e subdiretor do antigo Instituto de Estudos Superiores Militares (atual Instituto Universitário Militar), em Pedrouços.
Quanto a cargos exercidos no exterior, Rovisco Duarte cumpriu uma missão de três anos junto da Força de Reação Rápida Europeia (Eurofor, em Itália).
O Tenente-General Frederico José Rovisco Duarte, foi condecorado no dia 10 de junho de 2015, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a Ordem Militar de Avis (Grã-Cruz). Na mesma cerimónia foram condecorados outros três alentejanos: O General PILAV António Allen Revez, António Zambujo e Filipe Cameirinha.
Teixeira Correia
(jornalista)