Fª Alentejo/ Odemira: Menina de 29 meses e homem de 39 anos, morrem em despistes de automóveis.
O despiste de dois automóveis na madrugada de ontem, em Santa Margarida do Sado, concelho de Ferreira do Alentejo e em Brejo Redondo (Longueira), concelho de Odemira, provocaram a morte de uma bebé de 29 meses e de um homem de 39 anos. Há ainda o registo de três feridos graves.
Francisca Costa, de 29 meses, natural de Ferreira do Alentejo, viajava na companhia dos pais, quando a viatura onde seguiam se despistou, tendo a bebé tido morte imediata. O acidente ocorreu às 02,39 horas, na Estrada Nacional 259, à entrada de Santa Margarida do Sado, ainda no concelho de Ferreira do Alentejo, a cerca de 23 quilómetros do local da residência das vítimas.
A viatura era conduzida pelo pai, um comerciante conhecido como “João do Canecão”, 42 anos, que foi transferido para o Hospital de São José, em Lisboa, com prognóstico “reservado”. A mãe da bebé, de 44 anos, ficou internada na unidade de cuidados intensivos do Hospital de Beja, em estado considerado como “muito grave”.
O acidente ocorreu a escassos metros do local onde Maria João e Catarina, a mulher e a filha mais velha do diretor-geral da Saúde, Francisco George, perderam a vida num desastre de automóvel em março de 2006.
Enquanto os pais de Francisca eram transportados para os hospitais de Lisboa e Beja, e apesar das tentativas de reanimação por parte dos operacionais da VMER do Hospital de Beja, o óbito da bebé era declarado no local.
Vinte minutos antes, outro despiste automóvel, desta feita na freguesia de Longueira/ Almograve, no concelho de Odemira, já tinha feito uma vítima mortal. Um cidadão ucraniano, 39 anos, ligado ao setor empresarial agrícola e residente no Monte dos Medos, S.Teotónio, também naquele município alentejano.
O acidente acorreu às 02,14 horas, na Estrada Nacional 393, em Brejo Redondo, na sequência da saída de estrada do automóvel onde seguia Oleh Piyvovar, e um seu compatriota. Oleh foi projetado do automóvel, tendo este capotado e depois caído em cima do corpo da vítima, esmagando-o e provocando-lhe a morte.
O outro cidadão ucraniano ficou encarcerado dentro da viatura, tendo sido transportado em estado “muito grave”, para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém. De acordo com uma testemunha, os dois indivíduos “não levavam” os cintos de segurança colocados, e “não se consegue perceber quem era o condutor”, revelou a nossa fonte.
Os corpos das duas vítimas mortais foram trasladados para o Gabinete Médico-Legal do Hospital de Beja, onde deverão ser hoje autopsiados.
As razões dos dois acidentes estão a ser investigadas pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal em Acidentes de Viação (NICAV) da GNR, mas o excesso de velocidade e o piso molhado, devido à chuva que caiu durante a madrugada, poderão estar na origem dos mesmos.
Nas operações de socorro dos dois acidentes estiveram envolvidos 38 operacionais dos Bombeiros de Ferreira do Alentejo e Odemira, apoiados por 7 viaturas, as VMER’s dos Hospitais de Beja e Santiago do Cacém, a SIV de Odemira e diversas viaturas e operacionais da GNR.
Teixeira Correia
(jornalista)