Faro: InÃcio de julgamento do homem de Beja que assassinou namorada.
Acusado da morte da namorada, Miguel do Ó Silva, 38 anos, começa hoje a ser julgado no Tribunal de Faro, incriminado dos crimes de homicÃdio qualificado, profanação de cadáver e coação agravada.
A vÃtima Regina Nunes (na foto), 21 anos, foi assassinada pelo namorado na tarde de 27 de setembro de 2016, no quarto de um apartamento de uma amiga que ambos partilhavam, em Faro. O arguido utilizou um fio elétrico do aquecedor para a sufocar a rapariga.
Antes de sair de casa, onde voltaria mais tarde, Miguel tapou-a com mantas e outros agasalhos, sem nunca se preocupar com o cadáver da jovem, que só viria a ser descoberto na tarde do dia seguinte.
Pressionado sobre a ausência da namorada, o arguido sentiu-se encurralado e barricou-se no apartamento, ameaçando atirar-se de uma varanda do 7º andar. A PSP foi chamada ao local e os seus negociadores evitaram o suicÃdio, acabando por deter o indivÃduo.
Natural de Beja, o casal viveu sempre uma relação conturbada e pautada por constantes cenas de violência e separação. Antes de rumarem ao Algarve, o arguido protagonizou, na sua casa na capital alentejana, um ato de violação da namorada.
Miguel Silva, que se encontra preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Faro, foi condenado no passado dia 30 de janeiro, por um Coletivo de JuÃzes do Tribunal de Beja, a uma pena de prisão de cinco anos e seis meses, pela violação de Regina Nunes, factos ocorridos em Beja, no dia 3 de junho de 2015.
Pelos crimes de homicÃdio qualificado, profanação de cadáver e coação agravada, porque vai começar a ser hoje julgado no Tribunal de Faro, o arguido arrisca a pena máxima, de 25 anos de prisão.
Teixeira Correia
(jornalista)