Ferreira do Alentejo: Piloto de aeronave morre na queda de avioneta.




Um morto, dois feridos graves e cinco ligeiros, foi o resultado da queda de uma aeronave, um Pilatos PC-6 Porter, de matrícula alemã, poucos minutos depois de ter descolado do aeródromo de Canhestros, no Concelho de Ferreira do Alentejo.

BEJA- Aeronave_800x800A vítima mortal foi o piloto da avioneta, de nacionalidade belga, com cerca de 30 anos, cujo para-quedas não abriu depois da avioneta, ao que tudo indica, se ter desintegrado em pleno voo.

A aeronave (foto de baixo, matrícula D-FSBC. Veja o vídeo de tributo à aeronave) tinha deslocado do cerca das 19,00 horas, com sete para-quedistas a bordo, de uma escola de para-quedismo civil que opera no aeródromo de Canhestros.

Os oito ocupantes e os destroços do Pilatus Porter, ficaram espalhados numa área de cerca de três quilómetros. Uma testemunha que esteve no local contou ao Lidador Notícias (LN) que “o para-quedas do piloto não abriu. O individuo tinha uma ferida muito grane na cabeça que lhe terá provoca a morte”. O nosso interlocutor que foi dos primeiros a chegar ao local justificou que “havia destroços por tudo o que era sítio e os feridos estavam espalhados”, concluiu.

BEJA- avião sinistrado_800x800Um dos para-quedistas esteve muito tempo desaparecido e só foi localizado pelos ocupantes de uma aeronave que descolou no aeródromo.

Para os serviços de urgência do Hospital de Beja foram transportadas duas mulheres, uma de 37 anos, de Alhos Vedros e outra de 48 anos, de Lisboa. No fecho da edição outro ferido estava a ser transportado para a mesma unidade, enquanto que o individuo que este desaparecido e esta em estado mais grave foi evacuado no helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa e os restantes foram assistido do local e levados para o aeródromo tendo depois sido transportados para as suas residências.

De acordo com o Tenente-coronel Vitor Cabrita, comandante Distrital do CDOS, no terreno está “uma equipa de investigação da GNR e do gabinete de prevenção e investigação de acidentes com aeronave, para procurar conclusões sobre a queda do aparelho”, concluiu.

No local estiveram 56 operacionais dos Bombeiros de Ferreira do Alentejo, Beja, Aljustrel e Cuba, GNR e Proteção Civil, apoiados por 22 por viaturas, entre elas a VMER do Hospital de Beja e um helicóptero do INEM.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg